No Innovation Day, organizado pela Câmara de Comércio da Eslovénia e realizado no Centro de Congressos Brdo pri Kranju, foram atribuídos prémios nacionais de inovação. Duas equipas de inovadores da Hidria estiveram entre os vencedores que receberam os maiores prémios de inovação este ano.
“O prémio de ouro pelo desenvolvimento da ligação elétrica do sistema de gases de escape foi recebido por uma equipa de inovadores, da qual participaram Bojan Meklav, Tadej Muznik, Nejc Eržen e Vasja Tuta”, avança a empresa eslovena, em comunicado.
“A ligação elétrica do sistema de gases de escape para um funcionamento com características exigentes permite a transferência de uma grande quantidade de eletricidade para aquecer a rede catalítica num espaço de tempo muito curto, o que reduz drasticamente as emissões nocivas durante o arranque a frio do motor”, explica a Hidria.
“Deve fornecer um elevado grau de isolamento para correntes de até 150A 48V DC, evitar a fuga de gases de escape pela conexão e garantir robustez mecânica na faixa de temperatura de -40° a +1.000°C”, refere.
“O produto pode ser utilizado em motores a gasolina, Diesel e híbridos e supera os requisitos da norma Euro 7, atualmente a mais avançada, que entrará em vigor em meados de 2025. A Hidria obteve, com sucesso, uma patente da UE para o produto, e uma patente internacional também está em curso”, sublinha.
“O prémio de prata pelo desenvolvimento de um sensor de gases de escape de alta temperatura para veículos pesados foi concedido a uma equipa de inovadores, na qual participaram Boštjan Berginc, Jernej Rejc, Ana Lipušček, Urban Bric e Aljaž Podobnik”, acrescenta a mesma fonte.
Na classe dos camiões e maquinaria pesada, devido à baixa densidade energética das baterias, a eletrificação será mais lenta do que na classe dos veículos de passageiros.
“Também para tais máquinas será necessário reduzir, significativamente, as emissões. E uma das soluções são sensores avançados. O sensor de temperatura dos gases de escape da Hidria possibilita medições rápidas e precisas, que permitem o funcionamento eficiente do sistema de escape do veículo. A inovação revolucionária da Hidria está protegida por duas importantes patentes”, reforça.
O produto esteve em desenvolvimento pelos especialistas da Hidria durante cinco anos e envolveu a participação de muitos engenheiros de diversas áreas de atuação. O início da produção está previsto para 2025.
Mais sobre a Hidria aqui.