powered by

Hidria entrega prémios às melhores soluções inovadoras da empresa

Melhores soluções desenvolvidas pelos inovadores da Hidria, no ano passado, foram premiadas pela administração da empresa eslovena, em Portorož.

“A inovação é um dos valores fundamentais em que se baseia a cultura organizacional da Hidria. Como fornecedora de pré-desenvolvimento de sistemas de ponta para tecnologias automóveis e industriais, as equipas da Hidria estão, constantemente, à procura de oportunidades e soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável”, avança a empresa. Quais são as quatro inovações classificadas entre as melhores deste ano?

Detetor de gás de alta temperatura

O prémio de inovação da Hidria foi concedido aos seguintes elementos da equipa: Boštjan Berginc, Jani Kenda, Miha Kenda, Uroš Milost, Jani Čebokli, Aleksander Tapaj, Jernej Rejc, Ana Lipušček, Urban Bric e Aljaž Podobnik.

“A equipa desenvolveu um sensor de gases de escape de alta temperatura. O produto inovador aborda a questão premente de reduzir as emissões de Gases com Efeito Estufa dos camiões, onde a eletrificação ocorrerá mais lentamente. O detetor de gás de alta temperatura da Hidria permite medições extremamente precisas para uma operação eficiente do filtro”, explica a empresa, em comunicado.

Conexão elétrica do sistema de gases de escape

O prémio de inovação foi atribuído à equipa em que participaram Bojan Meklav, Tadej Muznik, Nejc Eržen e Vasja Tuta, nomeadamente pelo desenvolvimento de uma ligação elétrica inovadora do sistema de gases de escape.

“A solução é única no mundo, pois consiste no primeiro exemplo na indústria automóvel europeia, na qual, utilizando isolamento de alta temperatura e o processo de forjamento rotativo da carcaça e isolamento do elétrodo, conseguimos uma resistência muito forte e conexão robusta, capaz de suportar temperaturas extremas e cargas mecânicas em todos os regimes de operação. A Hidria já protegeu a solução excecional com uma patente europeia, estando, também, em curso a aquisição de uma patente internacional”, adianta.

Tubo de encaixe feito com repuxo profundo

O prémio de inovação foi ainda para Aleš Bizjak e Tomaž Mrak, que desenvolveram um tubo plug inovador feito com estampagem profunda. “O tubo trefilado profundo substitui o atual conceito clássico de fabrico de tubos”, revela.

Check-up Media Hidria innovations 2

“O novo conceito tem uma cadeia de abastecimento muito curta e requer apenas um investimento numa ferramenta de estampagem profunda progressiva em vez de uma máquina de forjamento onerosa. A solução reduziu, significativamente, o investimento em tecnologia, aumentou a eficiência energética do processo produtivo e a produtividade, bem como melhorou as especificações do próprio produto”, esclarece a empresa.

Parâmetros de impressão 3D

A otimização dos parâmetros de impressão 3D de componentes de ferramentas de fundição sob pressão foi outra das inovações distinguidas. “O prémio de inovação foi concedido a Jan Štucin e Mitja Novak, que otimizaram os parâmetros de impressão 3D de componentes de ferramentas de fundição sob pressão”, diz.

“Os autores da inovação desenvolveram e testaram num exemplo real os parâmetros de impressão 3D em metal do aço maraging, que possibilitam a produção com espessura de 80 µm da camada de aplicação de pó metálico, o que é 30 µm a mais face aos parâmetros normalmente utilizados desenvolvidos pelo fabricante da máquina”, explica.

E remata. “A solução permite impressão 3D mais rápida de metais, menor consumo de energia e fabrico mais barato de componentes, mantendo a mesma funcionalidade e vida útil dos componentes”.

Mais sobre a Hidria aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional