powered by

Hengst no IAA Transportation em Hanover: filtração em movimento

Sob o lema "Filtration on the Move", a Hengst apresentará produtos inovadores para filtração de líquidos e ar no IAA Transportation, em Hanover.
Check-up Media Hengst Blue.ion

O caminho para a mobilidade neutra em CO2 do futuro está a agitar, cada vez mais, os mercados em todo o mundo e a acelerar a mudança na indústria automóvel e de motores. No IAA Transportation, em Hanover, a empresa demonstrará de que forma os produtos inovadores da Hengst “ajudam a reduzir a poluição ambiental e atmosférica, entre outras coisas”, adianta a empresa.

Filtro de ar Blue.ion

“O inovador Blue.ion, filtro de habitáculo, atinge o seu efeito de filtração através de uma combinação de ionização das partículas no fluxo de ar e polarização do meio filtrante. O ionizador garante que as partículas sejam carregadas eletrostaticamente. Tal facilita a filtração no filtro, que também é carregado”, refere.

“No entanto, a ionização por si só reduziria a carga no filtro ao longo do tempo e levaria à redução da separação das partículas. Neste ponto, a polarização tem um efeito complementar. Ao criar um campo eletrostático, a carga no meio filtrante é mantida permanentemente, garantindo uma filtração consistentemente alta durante toda a vida útil”, reforça.

“O Blue.ion, da Hengst, oferece proteção máxima contra poluentes, vírus e alérgenos, contribuindo, significativamente, para um clima interior saudável e higiénico no veículo. No entanto, exibe um design compacto, requer pouca energia para o ventilador e produz apenas baixas emissões de ruído”, acrescenta a empresa, no mesmo comunicado.

Combustíveis alternativos

A desfossilização do setor dos transportes, mas, também, das aplicações fora de estrada e estacionárias, exige uma ampla combinação de diferentes conceitos de propulsão e de combustível.

Check-up Media Hengst Blue.maxx

“Dependendo da área de aplicação, acionamentos elétricos com baterias e/ou células de combustível, bem como motores de combustão com combustíveis sintéticos, como e-combustíveis e hidrogénio, ou com biocombustíveis, como óleos vegetais hidrogenados (HVO) ou ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), são usados”, explica a mesma fonte.

Desta firma, a Hengst está a desenvolver ainda mais os conceitos de filtros de combustível para que também possam ser usados ​​com combustíveis alternativos. “O sistema de filtro de combustível Blue.maxx, por exemplo, é adequado para todos os combustíveis atuais e futuros utilizados em todo o mundo. Ostenta um design modular e, portanto, pode ser adaptado, de forma rápida e fácil, a diversas aplicações como equipamento de origem ou solução de retrofit”, afirma.

“Dependendo da filtração, espessura e requisitos de combustível, estão disponíveis vários elementos simples ou multicamadas do elemento filtrante de combustível Energetic”, adianta. “O sistema Blue.maxx pode ser concebido em duas partes como pré-filtro e filtro principal ou como filtro principal combinado com separador de água integrado”, frisa.

Hidrogénio e células de combustível

Para motores de combustão que funcionam com hidrogénio, deve ser tida em conta uma acumulação potencialmente aumentada de água no óleo do motor e a elevada inflamabilidade do hidrogénio. “Se for esperada a entrada de água no óleo do motor, a Hengst oferece elementos filtrantes e materiais de vedação totalmente sintéticos especialmente projetados. Os módulos de filtro de óleo da Hengst podem ser configurados de forma flexível e respondem a requisitos específicos de hidrogénio, bem como de outros combustíveis alternativos, como FAME ou HVO”, diz.

“Nos motores a hidrogénio, os gases de escape que entram no cárter através dos cilindros podem formar uma mistura explosiva. Um inovador sistema de ventilação ativa da Hengst minimiza a concentração de hidrogénio no cárter e neutraliza, de forma eficaz, o risco de ignição. A Hengst desenvolveu o sistema como parte de um conceito geral de filtro para motores a hidrogénio, que também consiste no separador de disco acionado eletricamente Blue.tron”, reforça.

Check-up Media Hengst Blue.netic

“Nas células de combustível”, por sua vez, “os iões são introduzidos no refrigerante durante a operação devido ao envelhecimento. Portanto, é necessária uma filtração eficaz para garantir uma operação segura”, assegura. O inovador permutador de iões Blue.iox, da Hengst, oferece um nível de proteção particularmente elevado com manutenção mínima

 “O design exclusivo do cartucho de filtro com fluxo de filtro axial e o sistema especial de resina de leito misto para troca catiónica e aniónica garantem elevada eficiência de filtração durante todo o intervalo de serviço”, salienta.

O ar de admissão de uma célula de combustível deve ser limpo de forma muito eficaz de partículas e substâncias como óxidos de azoto, amónia e óxido de enxofre, a fim de alcançar uma longa vida útil e elevado desempenho.

“Um sistema modular de filtro de ar catódico Blue.netic, da Hengst, com uma estrutura multicamadas protege os componentes da célula de combustível. Além de produtos para refrigeração e filtração de ar, a Hengst também desenvolve soluções para integração de sistemas diretamente na pilha de células de combustível. Um exemplo disso, é um separador de água para recirculação de gás anódico, que se caracteriza por uma configuração inovadora de válvula de purga e drenagem”, remata.

Mais sobre a Hengst aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Lubrificantes