powered by

HELLA recebe primeira encomenda de fabricante para inovadora FlatLight

A tecnologia FlatLight entrará em produção em série, pela primeira vez, nas linhas de um fabricante internacional de automóveis já em meados de 2024.

A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a marca umbrella FORVIA, recebeu um pedido por parte de um fabricante internacional de automóveis para o seu inovador conceito FlatLight. Este não é apenas o primeiro pedido de série para esta tecnologia pioneira, mas, também, uma das maiores aquisições de projetos no negócio de lâmpadas combinadas traseiras da HELLA nos últimos anos.

A lâmpada de combinação traseira FlatLight está programada para entrar em produção em série em meados de 2024 e é desenvolvida na sede da empresa, em Lippstadt, na Alemanha, bem como em Mohelnice, na República Checa. Mas a produção arrancará em Bánovce, na Eslováquia.

“Com o lançamento no mercado do nosso conceito FlatLight, levamos a tecnologia de lâmpadas combinadas traseiras a um nível completamente novo e estabelecemos padrões inteiramente novos em termos de design, funcionalidade e eficiência energética”, afirma Yves Andres, diretor administrativo de iluminação da HELLA.

“Desta forma, sublinhamos o facto de as luzes traseiras combinadas há muito terem deixado de ser relevantes apenas para a segurança rodoviária, desempenhando, agora, um papel crucial na diferenciação da marca e no posicionamento exclusivo dos fabricantes de automóveis”, acrescenta o responsável, em comunicado.

A tecnologia que a HELLA lançará no mercado pela primeira vez em menos de dois anos, é baseada num conceito inovador de guia de luz de LED com as chamadas micro óticas, que são mais pequenas do que um grão de sal. O que abre inúmeras vantagens: maior desempenho, opções de design mais diversificadas, melhor integração no veículo.

“Graças à profundidade do módulo, extremamente rasa, o espaço de instalação necessário é reduzido em cerca de 90%: enquanto os sistemas convencionais exigem uma profundidade de instalação de cerca de 40 milímetros, a tecnologia FlatLight necessita de apenas cinco milímetros”, refere o comunicado.

“Além disso, as diferentes funções das luzes combinadas traseiras podem ser implementadas em apenas um elemento ótico. Como parte do projeto do cliente adquirido, as funções de travão e luz traseira podem ser combinadas”, reforça.

Em termos de requisitos de espaço de instalação, homogeneidade alcançada e eficiência, não existe nenhuma outra solução disponível que o faça. “Com base na tecnologia FlatLight, também seria possível integrar a luz intermitente. Outro ponto positivo é que requer até 80% menos energia do que as luzes traseiras de LED convencionais do mercado, mantendo o mesmo elevado desempenho e homogeneidade de iluminação”, assegura a HELLA.

Paralelamente ao projeto da primeira série, a HELLA está a desenvolver a próxima geração FlatLight. Por exemplo, a tecnologia pode tornar-se digital no futuro através da integração de um display SmartGlass, permitindo que os segmentos individuais da luz de combinação traseira sejam controlados de forma ainda mais individual e precisa.

“Por um lado, tal permitiria um grande número de assinaturas personalizáveis ​​e que a gama de funções fosse significativamente expandida. Por outro, novos modelos de negócios digitalizados, como upload e personalização de gráficos via aplicativo ou atualização de software, também seriam concebíveis”, remata a empresa.

Mais sobre a HELLA aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade