HELLA produzirá FlatLight em série como luz diurna pela primeira vez

O conceito de iluminação é transferido, com sucesso, da lâmpada combinada traseira para uma aplicação na área frontal. Produção em série começará em 2025.

A HELLA, que opera sob a égide do Grupo FORVIA, recebeu outro grande pedido de cliente para o seu inovador conceito FlatLight. Fornecedor transferirá, pela primeira vez, a tecnologia de iluminação, inicialmente projetada como uma lâmpada combinada traseira, para a iluminação frontal.

A partir de meados do ano de 2025, a HELLA fornecerá um fabricante premium internacional. Neste contexto, o conceito FlatLight deverá ser integrado em cinco diferentes séries de veículos. Esta tecnologia fará a sua estreia mundial em 2024, quando passar a ser produzida em série, pela primeira vez, como lâmpada combinada traseira.

“A nossa tecnologia FlatLight é, principalmente, sobre um design fino, maior eficiência energética possível, bem como homogeneidade e desempenho superiores. E não apenas para lâmpadas traseiras combinadas”, refere Yves Andres, diretor administrativo de iluminação da HELLA.

“Em vez disso, com o pedido do cliente recentemente conquistado, destacamos que o nosso conceito FlatLight pode ser transferido, de maneira altamente escalável, para uma variedade de outras aplicações”, sublinha.

A tecnologia FlatLight é baseada na chamada micro ótica. “São óticas extremamente pequenas, com tamanho inferior a 15 micrómetros e, portanto, significativamente menores do que um grão de sal. Com base nisso, o peso do módulo de luz pode ser diminuído e o seu espaço de instalação necessário pode ser reduzido para cinco milímetros”, explica a HELLA.

“Em contraste, as luzes diurnas convencionais requerem, regra geral, uma profundidade de cerca de 40 mm. Ao mesmo tempo, o conceito FlatLight permite inúmeras novas possibilidades em termos de design de veículos e visual de iluminação”, reforça.

“Por exemplo, a luz diurna, o indicador de mudança de direção e a luz de posição podem ser implementadas num único elemento de luz”, diz.

“A tecnologia FlatLight também alcança uma homogeneidade inatingível com o menor custo possível e eficiência energética. Tal significa que a aparência da luz diurna é, particularmente, uniforme e, ao mesmo tempo, altamente eficiente”, acrescenta.

Check-up Media HELLA FlatLight

O projeto do cliente também inclui faróis principais nos quais a HELLA integrou os chamados arranjos de lentes cilíndricas (CLA). “A HELLA já trouxe esta tecnologia de iluminação inovadora para a produção em série noutro projeto de cliente”, revela.

“Esta é, também, uma miniaturização dos módulos de luz, o que permite uma assinatura luminosa distinta e particularmente plana, bem como uma altura total da emissão de luz de até 10 mm. Implementam farol baixo e farol alto para as funções de luz adaptativa, como, por exemplo, farol alto antirreflexo e projeções auxiliares, um SSL”, diz.

“A tendência para designs muito finos como elemento central continua. Tal é percetível, principalmente, pelas nossas tecnologias de iluminação, que já são a referência para as assinaturas de luz do futuro”, garante o diretor administrativo de iluminação, Yves Andres.

“Assim, especialmente na combinação dessas tecnologias, encontram-se diversas possibilidades de design para uma luz individual e harmoniosa, durante o dia ou à noite”, conclui.

Mais sobre a HELLA aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Logo Mewa newEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Lubrificantes

Internacional