Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS, na sua sigla em inglês) relacionados com a segurança, como o Cruise control Adaptativo, o Lane Keeping Assist e o Blind Spot Assist, já são padrão em muitos veículos novos – o Emergency Brake Assist é até obrigatório.
A sua característica comum: a segurança funcional permanece e cai com a precisão de deteção dos sensores envolvidos, como radar, LiDAR e câmaras. Um estudo recente realizado pela organização especializada alemã DEKRA confirma a importância das calibrações precisas do ADAS: mesmo desalinhamentos mínimos dos sensores dentro das tolerâncias do sistema levaram a avarias fatais.
Os resultados estão resumidos no DEKRA Road Safety Report 2023 (www.dekra-roadsafety.com). “Eles deveriam lembrar, mais uma vez, aos profissionais da oficina a sua própria responsabilidade pela segurança dos veículos dos clientes através de calibrações cuidadosas do ADAS”, afirma a Hella Gutmann, em comunicado.
“Com os CSC-Tool Digital, CSC-Tool SE e CSC-Tool Mobile, em conjunto com um dispositivo de diagnóstico da série mega macs, a Hella Gutmann disponibiliza às oficinas soluções eficientes para calibrações ADAS com, pelo menos, a precisão exigida pelos fabricantes. Todas as CSC-Tools da Hella Gutmann dispõem de uma estrutura modular”, diz.
“Significa isto que as oficinas podem montar uma solução de calibração que cumpra as suas necessidades. Além de calibrar as câmaras frontais e, se aplicável, o sensor LiDAR, a extensa gama de acessórios também permite a calibração ou teste funcional dos importantes sensores laterais e traseiros para deteção da área circundante do veículo a 360°. Um kit opcional de alinhamento de rodas oferece a opção de definir a geometria correta do chassis como pré-condição para calibração”, explica a empresa.
“Do nosso ponto de vista, a questão de saber se uma oficina precisa de uma ferramenta de calibração é, hoje, praticamente obsoleta. A elevada taxa de equipamento dos veículos atuais com sistemas de assistência ao condutor e os resultados dramáticos dos atuais testes práticos do estiudo da Dekra falam por si”, afirma Bernd Schretter, gestor de vendas da Hella Gutmann DACH.
Além do CSC-Tool, que já existe há 10 anos e está na sua segunda geração com o sufixo SE, o CSC-Tool Digital é uma escolha moderna. Os seus benefícios incluem acesso rápido a alvos digitais para câmaras frontais e a sua disponibilidade particularmente precoce para um modelo de veículo totalmente novo.
“As oficinas com grande volume de calibrações e os especialistas em reparações de danos em veículos muito novos confiam, cada vez mais, na nossa solução de calibração digital”, acrescenta Bernd Schretter.
Os alvos da câmara frontal digital são transmitidos da aplicação no recetor CSC-Tool Digital para o grande ecrã de projeção. Sensores de roda com lasers de linha são usados para o alinhamento necessário ao eixo geométrico de acionamento (eixo traseiro) do veículo.
“O ajuste de altura e a medição da distância são realizados através do toque num botão. Os valores reais e especificados aparecem diretamente no ecrã suportado pela aplicação. O ADAS é sempre calibrado de acordo com o veículo específico usando o dispositivo de diagnóstico na unidade de controlo do veículo correspondente”, acrescenta a Hella Gutmann, no mesmo documento.
Mais sobre a Hella Gutmann aqui.