powered by

Hella Gutmann e ADAC ampliam parceria com telemática e diagnóstico remoto

O Smart Connect transmite os dados do veículo selecionado para a sede da ADAC. Uma resolução de problemas mais precisa e deslocação mais rápida.

Durante quase 20 anos, a maior associação automóvel da Alemanha, ADAC, contou com a experiência em diagnóstico multimarca da Hella Gutmann. Em 2003, a ADAC investiu numa solução inovadora de PC + diagnóstico para os seus “anjos amarelos” e parceiros.

“Através do próprio sistema de informação de bordo ABIS da ADAC e do módulo de diagnóstico integrado macs45 da Hella Gutmann, foi possível aumentar a elevada taxa de permanência dos membros do clube em cerca de 85%”, adianta a empresa, em comunicado.

“Agora, a boa parceria vai ser ampliada de forma pioneira. Trabalho de equipa intensivo de dois anos resultou no projeto de telemática ‘ADAC Smart Connect’. Os membros do clube automóvel aguardam serviços adicionais, como o diagnóstico preventivo aprofundado do veículo e uma assistência mais direcionada em caso de avaria”, acrescenta.

O ADAC Smart Connect é um sistema baseado em “nuvem” que permite o diagnóstico inicial baseado em falhas de um veículo remotamente. “O núcleo do sistema é um produto digital desenvolvido pela Hella Gutmann em cooperação com a especialista francesa em telemática Munic S.A. sob o nome de projeto macsLive”, explica.

“Atribui aos fornecedores de serviços de mobilidade, operadores de frota e seguradoras informações valiosas que ajudam a manter os veículos móveis ao máximo. Oficinas e condutores também beneficiam da rápida transferência de informações entre o veículo e um centro de controlo técnico. O único requisito é que o dongle telemático seja inserido na interface OBD do veículo envolvido”, sublinha a mesma fonte.

“Apenas os dados relevantes de diagnóstico do veículo e do sistema (como códigos de avaria e parâmetros, entre outros.) são, então, transmitidos por rádio para a ‘nuvem’ ADAC ou Hella Gutmann”, diz.

Com base nisso, os especialistas podem tomar a decisão certa sobre as ações necessárias, como a implantação móvel de um técnico com a bateria apropriada ou as informações de uma oficina. Os perfis de condução individuais, por outro lado, não são compilados por razões de proteção de dados.

“Com o nosso recém-desenvolvido macsLive, o diagnóstico multimarca será possível remotamente pela primeira vez. O que nos permite dar um grande passo à frente na qualidade de garantir a mobilidade”, explica Rolf Kunold, diretor administrativo da Hella Gutmann Solutions GmbH.

Com esta estreita cooperação entre a ADAC e a Hella Gutmann, o projeto entra, agora, na segunda fase. Até final do ano, mais de 10 mil veículos estarão equipados com o ADAC Smart Connect.

“O Smart Connect é uma das importantes iniciativas estratégicas do ADAC. Já é previsível que uma ampla gama de possibilidades surgirá para apoiar os nossos membros ainda melhor no futuro”, diz Dieter Busse, gestor de projeto Smart Connect no ADAC e.V.

Atualmente, a ADAC está a convidar os membros do clube interessados, ​​através da revista Motorwelt, para desenvolver, em conjunto, o serviço de avaria inteligente. Vários colaboradores da HELLA e da Hella Gutmann também participarão.

Mais sobre a Hella Gutmann aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada