Os faróis dos veículos modernos marcam pontos graças ao longo alcance dos seus feixes de luz, às ondas luminosas semelhantes à luz do dia à iluminação ótima que proporcionam sem afetar os outros utilizadores da estrada.
Argumentos a que se junta o conforto proporcionado pelos avançados sistemas de assistência de máximos. Mas com a diversidade de sistemas de iluminação, o desafio de atingir a configuração corretas do ajuste do farol estão a aumentar.
O ajuste de faróis da gama SEG, da Hella Gutmann, fornece soluções fiáveis e fáceis de usar para as necessidades individuais da oficina. O modelo analógico SEG IV SE tem muito para oferecer. Robusto e equipado com rodas de borracha, dispõe de uma base pesada feita de polímero de cimento que acomoda uma ótica precisa e permite a avaliação de todas as distribuições de luz standard dos modernos sistemas de faróis, numa ampla variedade de marcas.
Funcionalidades orientadas para a prática e fácil manuseamento garantem a qualidade das configurações. O visor híbrido, que consiste numa poderosa linha de laser e um dispositivo de mira analógico numa coluna extralonga, permite a utilização do analógico SEG IV SE em diferentes classes de veículos.
Até o exterior marca pontos em veículos particularmente largos, como motorhomes e grandes veículos comerciais, podendo ser facilmente colocados dentro do alvo através do amplo ângulo do feixe de laser (12°).
Independentemente da luminosidade do ambiente e da condição da bateria, o dispositivo também pode ser alinhado com precisão ao veículo por intermédio de um dispositivo de mira analógico. A unidade de alinhamento de farol digital SEG V de última geração também está alinhada ao veículo através de um visor híbrido.
Além disso, o SEG V baseado em câmara oferece um banco de dados de veículos integrado, compensação automática do desnível do solo e opção de documentar os resultados da medição. O dispositivo pode ser utilizado numa ampla variedade de classes de veículos, tipos de faróis e fontes de luz, incluindo faróis de laser.
Integra todas as funções standard nesta categoria de dispositivos e, além disso, conta com um recurso especial da Hella Gutmann: a base de dados integrada no SEG V, com algoritmos específicos para veículos e faróis, bem como dados do alvo, formam a base para uma seleção fiável, calibração e configuração básica de assistentes de máximos.
Depois de selecionar o veículo e o tipo de farol, o SEG V deteta, automaticamente, desvios dos dados de destino utilizando algoritmos armazenados e orienta o operador através do processo de ajuste até que o resultado correto seja alcançado. Para isso, as imagens da câmara CMOS, de alta resolução, são avaliadas pelo dispositivo em tempo real e exibidas no ecrã tátil, com linhas auxiliares ou de tolerância e instruções de correção.
Cada configuração de farol pode ser documentada com valores e imagens exatos via ligação de rede ASA ao sistema de gestão oficinal ou exportada via
interface USB ou WLAN. Graças ao sensor de posição eletrónico na unidade, as irregularidades do solo até 2% são compensadas automaticamente nos eixos “x” e “y”.
Além disso, existe opção de predefinição manual, que também pode ser utilizada para compensar as diferentes inclinações da unidade e a “pegada” do veículo. Todas as funções do nivelador de farol digital podem ser selecionadas através do ecrã tátil de 8.4″.
O operador tem sempre a opção de poder alternar entre modo automático e manual no menu de medição. Este último, torna mais fácil verificar e ajustar fracas distribuições de luz, como, por exemplo, em faróis de nevoeiro ou faróis mais antigos.
Mais sobre a HELLA aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade