A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a marca FORVIA, recebeu “inúmeros” pedidos de série por parte de vários clientes, com os quais a empresa está a expandir, consistentemente, a sua posição de liderança no mercado em crescimento no campo de eletrificação e gestão de energia. Os projetos de clientes incluem indicações para gestão da bateria de alta tensão, atuadores e sensores inteligentes de bateria.
“Estamos a acelerar a transformação rumo à mobilidade livre de emissões”, diz Jörg Weisgerber, diretor administrativo responsável pelos negócios eletrónicos globais da HELLA.
“Os diferentes pedidos de clientes destacam que estamos excelentemente posicionados no campo de crescimento da eletrificação e gestão de energia com um amplo portefólio e que podemos oferecer apoio aos clientes com as soluções de produtos certas de maneira personalizada”.
Os sistemas de gestão da bateria de alta tensão da HELLA garantem o funcionamento “seguro e confiável das baterias de iões de lítio em veículos elétricos e híbridos”, garante a empresa.
“Atualmente, a HELLA já equipa a frota de veículos elétricos de um fabricante premium alemão com sistemas de gestão de bateria. Agora, também produzirá, pela primeira vez em massa, o sistema para o mercado dos EUA e fornecerá um fabricante local de veículos de transporte. O lançamento no mercado acontecerá no âmbito de uma parceria com a start-up AMP, líder em gestão de energia para mobilidade elétrica”, revela.
A HELLA atuará, inicialmente, como parceira de industrialização neste contexto e deverá iniciar a produção em série em Amexhe (México) no primeiro semestre de 2025. Parte da colaboração também é um investimento em AMP feito pelo braço de capital de risco com sede em Silicon Valley, Hella Venture.
Atuador de válvula eletrónico
Com um novo atuador de válvula eletrónica (eVA), a HELLA também adiciona outro componente-chave ao seu portefólio de eletrificação existente. “O eVA é usado para o controlo preciso de válvulas em sistemas de gestão térmica. Tal ajuda a garantir que o líquido de refrigeração seja direcionado conforme necessário”, explica.
“Assim, a vida útil e a eficiência da bateria de iões de lítio e as autonomias gerais dos veículos elétricos podem ser aumentadas. O eVA é baseado numa abordagem modular de custo otimizado e está disponível em duas categorias de binário diferentes. A HELLA fornecerá o atuador de válvula para uma plataforma elétrica de um fabricante alemão”, diz.
Sensores de bateria inteligentes
O terceiro pedido do cliente envolve o desenvolvimento e a produção de sensores inteligentes de bateria (IBS). Com mais de 130 milhões de sensores entregues desde 2000, a HELLA é, agora, líder de mercado global.
“O novo projeto de série equipa a plataforma elétrica e híbrida de um fabricante premium alemão. Sensores de bateria inteligentes medem corrente, tensão e temperatura diretamente na bateria”, adianta.
“Ao mesmo tempo, um grande foco de desenvolvimento foi o layout redundante do design do produto, a fim de cumprir os requisitos de segurança funcional para ações de condução automatizada. A produção em série está prevista para começar em Arad (Roménia) no final de 2025”, revela.
Além disso, a HELLA recebeu um novo pedido de microatuadores por parte de um grande fabricante chinês de automóveis. “Os atuadores são usados na sua plataforma de veículo elétrico e garantem o travamento seguro da ficha de carregamento durante esse processo. A produção em série começará em Xiamen (China) em 2024”, remata a empresa.
Mais sobre a HELLA aqui.