powered by

HELLA fornece tecnologia para sistemas de direção steer-by-wire 100% elétricos

Os sensores de direção detetam o binário e o ângulo do volante e transmitem sinais ao sistema de controlo de forma 100% elétrica. Produção arranca em 2025.

A HELLA, fornecedora automóvel, que opera sob a marca umbrella FORVIA, recebeu vários pedidos significativos de clientes para a última geração de sensores de direção.

“Esta é uma tecnologia chave com a qual a HELLA está a avançar, significativamente, no desenvolvimento de sistemas de direção sem ligações mecânicas”, garante a empresa.

Ao que tudo indica, a produção em série para vários “clientes conhecidos” começará já em 2025 nas fábricas de eletrónica da empresa em Recklinghausen, na Alemanha, e Xiamen, na China. O desenvolvimento do sistema ocorrerá na sede da empresa, em Lippstad, na Alemanha.

Nos sistemas de direção steer-by-wire, os comandos são transmitidos eletricamente e sem o auxílio de ligações mecânicas ou hidráulicas entre o volante e o eixo dianteiro.

“Em tal sistema de direção, os sensores da HELLA detetam o binário e o ângulo do volante com elevada precisão e fiabilidade, transmitindo-os como um sinal elétrico. Como os componentes de hardware necessários anteriormente, como a barra de direção, não são mais necessários, o ajuste da direção pode ser adaptado à situação ou ao cliente”, explica.

“Conceitos de design flexíveis também podem ser realizados para o interior do motor e do veículo, o que permite novos tipos de designs de habitáculo, vantagens de custo por intermédio de modularização e redução de variantes, bem como maior segurança contra colisões”, esclarece a empresa, em comunicado.

“Com os últimos pedidos de clientes, estamos a definir o caminho para os sistemas de direção totalmente elétricos. O que destaca, uma vez mais, a orientação futura pronunciada do nosso portefólio de eletrónica”, diz Jörg Weisgerber, diretor administrativo de eletrónica da HELLA.

“Ao mesmo tempo, demonstramos as nossas capacidades distintas em trazer para a produção em série componentes de veículos relevantes para a segurança ao longo das principais áreas de crescimento automóvel, neste caso, direção sem ligação mecânica”, acrescenta.

A HELLA atua no mercado de sensores de direção desde 2007 e está a construir “uma posição já forte”, assegura a empresa. “O foco de desenvolvimento da quinta geração de produtos, com os quais as funcionalidades de direção steer-by-wire agora são implementadas pela primeira vez, é, em particular, a arquitetura redundante e, ao mesmo tempo, económica do sensor para cumprir o mais elevados requisitos de segurança”, sublinha a mesma fonte.

Mais sobre a HELLA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional