powered by

HELLA e TÜV Rheinland criam software “Traffic Rule Engine” para veículos autónomos

Módulo de software conhece as regulamentações de trânsito locais aplicáveis e, assim, permite que veículos autónomos cumpram sempre as regras.

O fornecedor automóvel HELLA, que opera sob a marca FORVIA, e a TÜV Rheinland concordaram em cooperar na área da condução autónoma. O objetivo da colaboração passa pelo desenvolvimento compatível com o mercado de um novo “Motor de Regras de Trânsito”: este novo módulo de software conhece as regras de trânsito locais aplicáveis ​​e, assim, permite que os veículos autónomos se comportem de acordo com as regras.

A colaboração entre o fornecedor automóvel e o prestador de serviços de testes concentra-se em veículos automatizados com nível SAE 3 e superior. Os veículos nesta fase de desenvolvimento dispõem de um sistema que permite a condução autónoma, pelo menos temporariamente. Os condutores podem, portanto, afastar-se do trânsito rodoviário em determinadas situações e voltar a sua atenção para outras coisas. Nesta modalidade, a responsabilidade pela condução do veículo é transferida do condutor para o fabricante.

“Quando os veículos altamente automatizados pretendem gerir situações de condução de forma autónoma e sem intervenção humana, devem conhecer as regras de trânsito aplicáveis ​​em todos os momentos e ser capazes de controlá-las sem restrições”, afirma Kay Talmi, diretor-geral da Hella Aglaia, uma subsidiária da HELLA, com sede em Berlim, especializada em desenvolvimento de software.

“Com o Traffic Rule Engine, estamos a criar uma poderosa base tecnológica para isso e, em cooperação com a TÜV Rheinland, cobrimos completamente a cadeia de processos do início ao fim”, frisa.

“Por este motivo, encontra-se em desenvolvimento um módulo de software que monitoriza as ações planeadas do veículo e compara-as com as regras de trânsito atuais com base em dados de sensores e mapas”, pode ler-se no comunicado.

Motor de Regras de Trânsito

“Se for detetado um desvio, o feedback é enviado ao sistema de condução em tempo real. Para garantir que as mais recentes regulamentações de trânsito de um país sejam sempre utilizadas, o módulo de software pode ser atualizado continuamente e de forma económica, através de atualizações over-the-air em comparação com sistemas fechados”, acrescenta.

Como parte da colaboração, a Hella Aglaia concentra-se, agora, no desenvolvimento do “Motor de Regras de Trânsito” com o banco de dados de regras de trânsito subjacente e o algoritmo usado para executar as regras correspondentes. As prioridades da TÜV Rheinland incluem levar em consideração os requisitos relevantes para aprovação do software Traffic Rule Engine e a homologação de veículos automatizados e autónomos.

“O ritmo acelerado da digitalização está a impulsionar a mobilidade, mas, ao mesmo tempo, também apresenta novos desafios aos desenvolvedores, fabricantes, autoridades de aprovação e à legislação nacional e europeia”, afirma Thomas Quernheim, diretor Global de Engenharia e Homologação da TÜV Rheinland.

“Muitas vezes, acompanhamos e apoiamos inovações com a nossa experiência muito antes do início dos estágios relevantes para aprovação do ciclo de vida do produto. Fomos os primeiros no mundo a obter, com sucesso, aprovações nos níveis de automação 3 e 4”, garante o responsável.

O “Traffic Rule Engine” será, agora, apresentado ao público pela primeira vez no Consumer Electronics Show 2024 (CES), que decorre de 9 a 12 de janeiro, em Las Vegas. O próximo passo será estender o desenvolvimento a diversos fabricantes de automóveis. Os mercados-alvo são inicialmente a Europa e a América do Norte.

Mais sobre a HELLA aqui.

Dayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional