powered by

HELLA conclui “com sucesso” saída da joint venture HBPO

33,33% das ações da HBPO transferidas para co-acionista Plastic Omnium. Preço de compra é de 290 milhões de euros, incluindo um dividendo de cerca de oito milhões.

A HELLA, fornecedora do setor automóvel que opera sob a marca FORVIA, concluiu a saída da joint venture HBPO Beteiligungsgesellschaft mbH (HBPO). Após a aprovação das autoridades reguladoras responsáveis, a participação de 33,33% na joint venture foi transferida “com sucesso para o co-acionista anterior, Plastic Omnium”, adianta a empresa, em comunicado.

O preço de compra é de 290 milhões de euros, incluindo um dividendo de, aproximadamente, oito milhões de euros. “A HELLA e a Plastic Omnium concordaram com um acordo correspondente de compra e cessão de ações em julho deste ano.

“Por um lado, a HELLA continua, consistentemente, com a sua comprovada gestão de portefólio com a venda de ações agora concluída com sucesso. Acima de tudo, o seu perfil como empresa de tecnologia focada com as principais áreas estratégicas de negócios de iluminação, eletrónica e soluções de ciclo de vida deve ser ainda mais aprimorado”, esclarece, no mesmo documento.

“Por outro lado”, acrescenta, “a transação baseia-se numa possível utilização da cláusula de mudança de controlo da Plastic Omnium, que está estipulada no acordo de joint venture e pode ser utilizada após a aquisição da maioria das ações da HELLA por parte da Faurecia”.

A HBPO é um dos principais fornecedores mundiais de módulos front-end altamente integrados, com vendas de 2,2 mil milhões de euros em 2021.

A empresa emprega cerca de 2.800 pessoas em mais de 30 locais em todo o mundo. A HBPO foi fundada em 2004 como uma joint venture entre os fornecedores do setor automóvel HELLA, Behr (agora MAHLE) e Plastic Omnium. Em 2018, a MAHLE vendeu as suas ações à Plastic Omnium.

Mais sobre a HELLA aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional