A HELLA, que opera sob a égide FORVIA, apresentará vários novos produtos inovadores na próxima CONEXPO. A principal feira de máquinas para construção e mineração do mundo acontecerá em Las Vegas, no Nevada, de 14 a 18 de março de 2023 (stand S62633).
Como introdução de um produto nos EUA, a HELLA apresentará, pela primeira vez, um novo farol de combinação LED C240 . “O farol combinado exibe um design extraordinário e uma enorme robustez e pode ser montado de várias maneiras”, começa por explicar.
“Tem todas as funções de luz importantes, como farol baixo, farol alto, luz de posição, luz diurna, aviso de perigo e ‘pisca’ frontal. O invólucro e a lente são feitos de plástico resistente a impactos”, dá conta a empresa.
“O farol combinado também é resistente a vibrações, poeira e à prova de água, tornando-perfeito para as condições mais difíceis. Um conector DEUTSCH DT de alta qualidade e uma verificação de falha do indicador de pulso ISO garantem que o farol cumpra todos os requisitos de segurança funcional. Além disso, o C240 está disponível nas versões ECE e SAE”, revela.
“Simples, estável e simplificado” – é o lema da nova Série S. “As lâmpadas de trabalho desta série oferecem tecnologia LED inovadora e complementam as famílias de lâmpadas de trabalho Módulo 70, Módulo 90 e Power Beam”, pode ler-se no comunicado.
“A lâmpada de trabalho fornece iluminação homogénea com uma temperatura de cor de cerca de 6.500 Kelvin, que é semelhante à luz do dia. Em comparação com os dispositivos de halogénio, a Série S pontua com alta eficiência”, assegura.
E vai mais longe: “A eletrónica integrada protege o dispositivo em caso de inversão de polaridade e garante brilho constante mesmo com a tensão operacional oscilando entre 9 e 32 Volt DC. Dependendo do modelo, a Série S está disponível com um design redondo ou quadrado e uma versão de montagem saliente ou embutida”.
Os modelos Módulo 70 e Power Beam estão disponíveis em versões de 1.000 e 1.850 lúmenes e o Módulo 90 está disponível em versões de 1.850 e extremamente altas de 4.000 lúmenes.
“O design universal e fino permite que os fabricantes de veículos convertam as lâmpadas de trabalho de halogéneo existentes de maneira fácil e rápida para a tecnologia LED. A carcaça e a lente são feitas de plásticos especiais, que não apenas reduzem o peso, mas são, também, altamente resistentes à corrosão”, refere.
“O novo design da aleta de refrigeração é moderno e garante uma ótima dissipação de calor, aumentando, assim, a eficiência e a vida útil das lâmpadas de trabalho. As lâmpadas de trabalho da Série S estão disponíveis em iluminação de curto e longo alcance. Outras variantes de modelo e iluminação já estão em desenvolvimento”, reforça.
Soluções de iluminação inteligentes
Com a lâmpada de trabalho inteligente RokLUME 280N SMART, a HELLA apresentará outro destaque para aplicações pesadas na CONEXPO. “O RokLUME 280N SMART aumenta a segurança em locais de mineração e construção. Com as suas configurações de luz, a lâmpada de trabalho inteligente muda a temperatura da cor de branco quente para branco frio e a cor da luz para verde ou âmbar, dependendo da variante”, explica.
“Esse ajuste da cor da luz é de extrema importância, principalmente em condições de pouca visibilidade causadas por poeira, neve ou neblina, para garantir a maior visibilidade possível”, conta.
“Além disso, o nível de brilho pode ser ajustado às condições de iluminação atuais usando a função de escurecimento. A lâmpada de trabalho tem seis opções de iluminação, incluindo ZEROGLARE com um novo refletor com patente pendente. A luz de trabalho pode ser operada de forma fácil e rápida usando o painel de controlo HELLA ou a Interface Homem-Máquina (HMI) no veículo”, pode ler-se no comunicado.
As lâmpadas de trabalho convencionais podem ser substituídas rapidamente pelo inteligente RokLUME 280N SMART. “A comunicação Powerline (PLC) permite que a unidade de controlo (gateway) comunique com as lâmpadas de trabalho sem interferência e sem alterações na arquitetura do veículo”, afirma.
“O tempo de inatividade não planeado é evitado com a função de gestão de vida útil, que emite um aviso antes que o ciclo da lâmpada de trabalho expire. Proteção antirroubo e uma função de memória para armazenar configurações de iluminação individuais também estão integradas. Com o Gateway Prime, o veículo também pode ser equipado com uma função de luz de curva”, acrescenta.
Outro destaque da HELLA é a popular lâmpada de trabalho RokLUME 280N para aplicações pesadas. “As lâmpadas de trabalho da série RokLUME 280N Gen. 2 são adequadas para ambientes hostis de mineração e aplicações pesadas. Tal acontece porque a iluminação ideal da área de trabalho é crucial, especialmente em terrenos acidentados, para que o condutor possa reagir a obstáculos e perigos em tempo hábil”, alerta.
“Com uma saída de luz muito alta, de até 5.000 lúmenes, e seis opções de iluminação, incluindo um projetor de túnel, as lâmpadas de trabalho RokLUME 280N Gen. luz do dia permitem que os operadores trabalhem com menos fadiga. Enquanto isso, o seu consumo de energia é de apenas 50 Watt. Comparado com os dispositivos de halogéneo, significa uma redução no consumo de energia e, portanto, contribui para a redução de CO2”, diz.
“O invólucro da lâmpada de trabalho RokLUME 280N Gen. 2 é feito de alumínio fundido de alta qualidade com um revestimento NanoSafe resistente à corrosão, que é perfeitamente adaptado a ambientes agressivos”, dá conta.
“Todas as lâmpadas de trabalho da série podem ser montadas verticalmente, suspensas e horizontalmente graças a um suporte centralizado e robusto, sendo perfeitamente adaptadas a ambientes com requisitos de alta vibração. Com o seu tamanho compacto, a nova lâmpada de trabalho RokLUME 280N Gen. 2 é absolutamente versátil, ideal para todos os veículos de mineração e máquinas pesadas”, acrescenta a HELLA.
Além dos destaques mencionados, a HELLA apresentará o seu portefólio completo de produtos, desde iluminação frontal e traseira, tecnologia de projeção VISIOTECH e luzes de advertência, até produtos elétricos e eletrónicos.
Mais sobre a HELLA aqui.