As megatendências de mobilidade elétrica e de condução autónoma mudarão completamente o interior dos veículos do futuro. “Quando o condutor não precisar mais de concentrar-se na estrada, o interior do veículo pode ser usado de várias maneiras”, adianta Yves Andres, responsável pelo Business Group Lighting no Conselho de Administração da HELLA.
“Iluminar ou criar uma atmosfera de lounge com cores suaves. Hoje, os fabricantes já podem utilizar animações de iluminação para criar uma experiência de marca única no interior”, afirma Yves Andres.
O novo sistema HELLA Slim Light System pode definir indiretamente o cenário para o interior e, também, permitir a iluminação de áreas amplas, como na porta. A característica mais marcante deste sistema é o seu design fino e leve. Pode ser embutido entre várias camadas, não ultrapassando uma espessura de oito milímetros.
A título de comparação, os sistemas atuais medem cerca de 20 milímetros. O Slim Light System pode, assim, iluminar o espaço anteriormente não utilizado no painel, forro do teto ou porta, transformando e criando um ambiente luxuoso.
Dependendo dos requisitos do cliente, o sistema pode ser combinado com diferentes materiais e designs de superfície. Além disso, até quatro módulos de LED podem ser acoplados ao sistema. Além de uma paleta completa de cores individuais, tal também permite cenários de iluminação dinâmicos na superfície.
Um guia de luz garante uma distribuição homogénea da iluminação do Slim Light System, enquanto o HELLA High Power Module garante visibilidade diurna e noturna. Algo “particularmente poderoso e energeticamente eficiente”, diz a empresa.
“Como acontece com muitos dos nossos produtos, estamos no processo de adicionar funções de sensor ao sistema e aumentar ainda mais a flexibilidade”, garante Yves Andres. “Acima de tudo, a luz também pode apoiar, ativamente, as tarefas de segurança e conforto porque é intuitivamente compreensível”, reforça.
Para tornar esses cenários realidade, o design plano do Slim Light System oferece uma base ideal para isso. Desta forma, o espaço de instalação ganho pode ser usado para a integração de outras funções do sensor.

Uma ampla gama de aplicações também é concebível em conjunto com as consolas superiores. Por exemplo, a monitorização da vitalidade do condutor pode ser realizada integrando sensores apropriados.
Além disso, o HELLA Slim Light System pode ser combinado com Smart Lights. Estes podem ser integrados no painel de instrumentos, acabamento ou portas e auxiliam na comunicação entre ocupantes e veículo.
Uma barra de luz pode acender dinamicamente em cor azul turquesa quando um telefonema é recebido. Alternativamente, uma barra de luz abaixo do para-brisas ou na moldura da porta pisca em vermelho se estiver na traseira ou se houver um objeto no seu ângulo morto.
“A interação de soluções de iluminação e tecnologia de sensores traz mais inteligência para o veículo e, por sua vez, garante maior conforto, bem-estar e segurança”, enfatiza o responsável. “No futuro, esses casos serão vistos com cada vez maior frequência na estrada”, acrescenta.
A HELLA avançou, agora, com o seu primeiro conceito desse tipo para produção em série de dois modelos no mercado norte-americano. E tem já três outros pedidos de grandes fabricantes germânicos de modelos premium, apontando os lançamentos destas séries especiais dentro de um período de um a três anos.
Mais sobre a HELLA aqui.








