powered by

Hankook inicia produção em série de pneus “negro de fumo” certificados

Empresa global de pneus garantiu materiais de negro de fumo certificados, adequados para produção em série, refinando o óleo de pirólise de resíduos.
Check-up Media Hankook

O fabricante de pneus premium Hankook iniciou a produção em série dos seus pneus utilizando três tipos de negro de fumo com certificação ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification). O negro de fumo, derivado do óleo de pirólise de pneus em fim de vida, foi desenvolvido através do consórcio “Tire-to-Tire Circular Economy Model”.

“Esta comercialização assinala a primeira conquista da empresa após o lançamento do consórcio “Tire-to-Tire Circular Economy Model”, em novembro de 2023. O consórcio, projeto iniciado pela Hankook, concentrou-se na colaboração contínua juntamente com pesquisa e desenvolvimento para criar materiais sustentáveis ​​adequados para produção em série”, adianta o fabricante.

“O projeto visa criar um modelo de economia circular para produção de pneus novos a partir de pneus em fim de vida na Coreia do Sul. Juntamente com outras 12 empresas e instituições do país, a Hankook está a esforçar-se para satisfazer a procura do mercado global pela neutralidade carbónica e pela utilização de materiais sustentáveis”, sublinha o comunicado.

Economia circular

A Hankook deu este próximo passo em direção à neutralidade carbónica graças aos seus esforços de investigação colaborativa em conjunto com os parceiros do consórcio, HD Hyundai Oilbank e HD Hyundai OCI. Os dois parceiros desenvolveram os três tipos de negro de fumo certificado aplicando óleo refinado obtido do processo de pirólise de pneus em fim de vida, utilizando uma abordagem de balanço de massa.

Os seus desenvolvimentos receberam a certificação ISCC PLUS, sistema de certificação internacional voluntário para materiais sustentáveis ​​e circularidade de produtos. A Hankook está, agora, pronta para aplicar esses materiais na produção em massa.

Check-up Media Hankook EES

“Esta colaboração contribui não só para a transição da indústria de pneus rumo a uma economia circular, substituindo as matérias-primas existentes de base petroquímica por materiais circulares, como, também, ajuda a reduzir a dependência dos recursos petrolíferos – conservando os recursos naturais e reduzindo as emissões de carbono”, explica a Hankook.

“A partir deste ano, a empresa aplicará negro de fumo certificado nos seus produtos, aproveitando o material para dar resposta aos requisitos globais de sustentabilidade. Além disso, continuará a trabalhar em estreita colaboração com parceiros do consórcio para desenvolver negro de fumo feito com 100% de óleo de pirólise, visando a utilização de 100% de materiais sustentáveis ​​até 2050 e acelerando, assim, o desenvolvimento de materiais circulares através do consórcio”, revela a mesma fonte.

Objetivo: “Net Zero até 2050”

Paralelamente ao seu trabalho com o consórcio, a Hankook continua os seus esforços inabaláveis ​​para melhorar a sustentabilidade na indústria global de pneus.

Em 2021, a fábrica de Geumsan, na Coreia do Sul, tornou-se na primeira da indústria de pneus a obter a certificação ISCC PLUS. Seguiu-se a fábrica da Hungria, que recebeu a mesma certificação em 2023, estabelecendo uma base para a incorporação de materiais sustentáveis ​​na produção em massa.

Por outro lado, em agosto de 2023, a Hankook tornou-se na primeira empresa da indústria sul-coreana de pneus a receber a aprovação da iniciativa Science Based Targets (SBTi) para os seus objetivos de redução de Gases com Efeito de Estufa a médio e longo prazos para alcançar “Net Zero até 2050”.

Tal demonstra o compromisso da empresa em “implementar medidas tangíveis que visam reduzir as emissões de carbono”, afirma o fabricante. E conclui: “Em 2024, a Hankook recebeu a acreditação ambiental de três estrelas da Federation Internationale de I’Automobile (FIA), o nível mais elevado de certificação de sustentabilidade concedido pela organização”.

Mais sobre a Hankook aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade