powered by

Hankook equipa Mercedes-AMG GT Coupé com Ventus S1 evo Z

Fabricante está a equipar, de origem, o novo Mercedes-AMG GT Coupé com o pneu UUHP (Ultra Ultra High Performance) Ventus S1 evo Z.
Check-up Media Hankook Ventus S1 Evo Z

Mantendo as características de comportamento altamente dinâmicas do carro desportivo com tração integral, que desenvolve até 430 kW/585 cv, o pneu tem um padrão desportivo personalizado e uma mistura de piso modificada, que garantem a máxima aderência mesmo em situações de condução extremas. A aprovação OEM, incluindo a etiqueta “MO1” na parede do pneu, marca a primeira parceria entre a Mercedes-AMG e a Hankook.

“Estamos orgulhosos de sermos OEM do novo Mercedes-AMG GT Coupé – um modelo de elevado desempenho com comportamento particularmente desportivo. Vemos isto como uma confirmação de que os nossos produtos cumprem os mais elevados requisitos”, afirma Sanghoon Lee, presidente e COO da Hankook Tire Europe. “Com o seu excelente manuseio e tecnologia herdada do automobilismo, o Hankook Ventus S1 evo Z é o parceiro perfeito para o modelo principal da linha Mercedes-AMG”, adianta o responsável, em comunicado.

Modificações especiais

Uma das características especiais do Ventus S1 evo Z no Mercedes-AMG GT Coupé é a banda de rodagem extra larga. “Juntamente com um padrão de pneu especificamente modificado, proporciona uma estabilidade de primeira classe. Além disso, os engenheiros equiparam o Ventus S1 evo Z para utilização no Mercedes-AMG GT Coupé com uma capa híbrida de aramida reforçada, que melhora ainda mais o desempenho, especialmente em superfícies secas”, sublinha o fabricante.

O material de aramida evita a expansão indesejada do pneu devido às forças centrífugas em alta velocidade – extremamente importante num veículo com velocidade máxima superior a 310 km/h. “Consequentemente, o pneu tem um índice de velocidade “Y”. Além disso, a deformação da banda de rodagem, devido a forças laterais ao mudar de direção, é minimizada, o que promove um manuseio e controlo neutros em todos os momentos”, diz.

Check-up Media Hankook Ventus S1 Evo Z close

“A mistura da banda de rodagem também é nova, com mais sílica para melhor aderência e rigidez em todos os tipos de clima. A mistura de materiais modificada significa que a banda de rodagem se interliga agora de forma ainda mais eficaz com a superfície da estrada, para máximo desempenho de travagem. Como bónus adicional, a nova mistura também pode suportar elevadas temperaturas causadas por uso extremo, mantendo constante o nível de desempenho dos pneus por mais tempo”, sublinha.

Desempenho máximo

As características do Hankook Ventus S1 evo Z combinam-se para ultrapassar ainda mais os limites do pneu UUHP concebido para o Mercedes-AMG GT Coupé. O pneu traz a etiqueta “MO1” (Mercedes-AMG Original) gravado na parede lateral. “Apenas estes pneus são aprovados como equipamento de origem para um veículo Mercedes-AMG e critérios rigorosos são impostos pelo fabricante a este respeito”, salienta a mesma fonte.

Juntamente com os requisitos extremos de desempenho, o curto tempo de desenvolvimento também representou um desafio para a equipa Hankook. “Em vez dos habituais dois anos, a equipa que desenvolveu o pneu teve apenas oito meses, que também incluíram testes intensivos em piso seco no percurso de 20 mil km”, revela o fabricante.

Os engenheiros de desenvolvimento da Hankook estiveram em contacto próximo com os pilotos de testes da Mercedes-AMG durante todo o processo. “Se conseguir atingir as suas metas de desempenho e velocidade no Nordschleife, poderá ter total confiança na capacidade de seus pneus. A parceria com a Mercedes-AMG só aumentará ainda mais a reputação do nome Hankook no segmento supersport”, afirma Klaus Krause, diretor do Centro Técnico Hankook Europe (ETC).

A Hankook produz os pneus nas medidas 295/35 ZR20 (105Y) XL para o eixo dianteiro e 305/35 ZR20 (107Y) XL para o eixo traseiro na fábrica de Rácalmás, na Hungria.

Mais sobre a Hankook aqui.

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade