powered by

Hankook apresenta e-SMART City AU56 para transportes urbanos elétricos

Primeiro pneu da Hankook desenvolvido, especificamente, para transportes urbanos elétricos promete maior autonomia, segurança e silêncio.
Check-up Media Hankook e-SMART City AU56

A Hankook revelou o novo e-SMART City AU56 na feira The Tire Cologne 2024. Trata-se de um pneu para empresas de transportes e autoridades de transporte que cumpre os requisitos especiais dos elétricos, através de “baixa resistência ao rolamento, alta capacidade de carga e excelente aderência”, adianta.

“Graças às tecnologias de ponta, permite maior autonomia por carga de bateria, ao mesmo tempo que transfere, de forma eficiente, o elevado binário para a estrada. Além disso, o novo pneu é otimizado para proporcionar uma classificação de peso mais elevada”, sublinha a Hankook, em comunicado.

“Estamos muito orgulhosos de apresentar o nosso primeiro produto desenvolvido, especificamente, para autocarros urbanos totalmente elétricos com o e-SMART City AU56”, começa por explicar Guy Heywood, vice-presidente de estratégia de marketing para camiões e autocarros da Hankook Tire Europe.

“Este pneu aumenta a eficiência do transporte público e avança na transição para a mobilidade elétrica”, diz. “A sua baixa taxa de desgaste permite o uso a longo prazo, reduzindo, assim, custos. Materiais de elevada resistência e design inovador garantem durabilidade mesmo sob condições extremas de carga. A sua estrutura também o torna ideal para reescultura e recauchutagem, o que contribui para a redução do consumo de recursos”, frisa.

Quotidiano desafiante

Os pneus para autocarros elétricos têm de cumprir requisitos diários extremamente elevados. “Para atingir a autonomia máxima por carga de bateria, precisam de ter baixa resistência ao rolamento, bem como a necessidade de transferir com segurança o elevado binário dos veículos elétricos para a estrada sem gerar abrasão excessiva”, explica o fabricante.

“Os pneus também precisam de suportar o elevado peso dos autocarros elétricos devido à bateria pesada. Além disso, o baixo ruído de rolamento é um requisito especial no trânsito urbano, aumentando o conforto dos passageiros”, pode ler-se.

Check-up Media electric bus

“Os pneus dos autocarros estão sujeitos a elevadas cargas mecânicas, razão pela qual o novo e-SMART City AU56 tem paredes laterais estrategicamente reforçadas para proteger contra impactos e danos nos passeios e nas paragens de autocarro”, sublinha.

A parede lateral foi projetada para que o pneu seja o mais robusto possível, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos de utilização diária em ambiente urbano. “Segurança adicional é oferecida pelo novo indicador de três estágios, que mostra rapidamente o desgaste da parede lateral”, assegura a Hankook.

Tecnologias inovadoras

Para o desenvolvimento do e-SMART City AU56, a Hankook utilizou tecnologias de ponta, incluindo design assistido por IA, testes usando gémeos digitais e padrões de piso impressos em 3D. O e-SMART City AU56 inclui lamelas em forma de ”S” entre os blocos de piso laterais e tangenciais para melhorar o intertravamento entre os blocos.

“Tal prolonga a durabilidade e aumenta a aderência, necessária devido ao elevado binário. Linhas tridimensionais em zigue-zague dentro dos blocos do piso também ajudam”, refere.

“À medida que a profundidade do piso diminui, sulcos e lamelas ocultas ficam expostos, possibilitados pela tecnologia de impressão 3D, garantindo a segurança, tração e aderência necessárias em superfícies molhadas durante todo o ciclo de vida. Blocos pequenos e em forma de degrau garantem um desgaste uniforme e evitam o aprisionamento de pedras, prolongando ainda mais a vida útil do pneu”, esclarece.

O e-SMART City AU56 foi projetado para reescultura e recauchutagem, possível graças à borracha adicional da banda de rodagem e à carcaça reforçada. Com o seu design avançado e a sua elevada funcionalidade, o novo e-SMART City AU56 convenceu o júri do Red Dot Design Award 2024.

O concurso internacional de design, organizado, anualmente, pelo Fórum Internacional em Hanover, seleciona os vencedores nas categorias de design de produto, de marca e comunicação e conceito de design.

“Os produtos industriais são avaliados de forma abrangente com base em fatores como design, qualidade, função e credenciais ambientais. Este ano, o novo Hankook e-SMART City AU56 ganhou o prémio principal, que reforça a posição de destaque da Hankook Tire no mercado global de pneus para veículos elétricos”, revela o fabricante, no mesmo documento.

O e-SMART City AU56 estará inicialmente disponível no popular veículo comercial na medida 275/70 R 22,5 e é adequado para todas as posições de eixo. O pneu ostenta a etiqueta M+S e o símbolo do floco de neve (3PMSF), o que confirma a sua adequação para utilização no inverno. Conta ainda com um novo pictograma em forma de autocarro elétrico na parede lateral para identificá-lo como sendo um pneu de transporte “isento de emissões”.

Mais sobre a Hankook aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional