A Guerin, rent-a-car 100% portuguesa, reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar um inovador sistema de lavagem de viaturas que recicla a água, reduzindo em 80% o consumo deste recurso.
“Depois de uma fase piloto de sucesso no Algarve, a empresa prepara-se, agora, para expandir a solução a outras nove estações, um investimento que ascende a €500.000, numa primeira fase do projeto”, revela, em comunicado.
“Lisboa e Porto recebem o novo sistema já no início do ano, seguindo-se as estações dos aeroportos, onde a necessidade de eficiência operacional e sustentabilidade é ainda maior”, acrescenta.
Atualmente, a lavagem de um automóvel ligeiro, com pouco uso, que chegue a uma estação Guerin, consome, em média, entre 16 e 18 litros de água e dura, aproximadamente, 20 minutos.
“Com uma média de 250 a 300 reservas diárias apenas na estação do Aeroporto de Faro, por exemplo, a Guerin consome cerca de 4.500 litros de água por dia nesta localização”, pode ler-se no mesmo documento.

E vai mais longe: “Ao introduzir este novo sistema de reciclagem e reutilização de água, a empresa dá um passo significativo na redução do desperdício de recursos naturais e no combate à seca, um problema global que exige a responsabilidade ativa de todas as empresas”.
Sustentabilidade e inovação
“A decisão de criar este sistema surgiu no Algarve, com a imposição da legislação para reduzir o consumo de água e combater a seca. Com a sustentabilidade e a inovação no coração de tudo o que fazemos na Guerin, encarámos esta necessidade como um desafio e uma oportunidade para olharmos novamente para a nossa gestão de recursos”, refere Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin.
“Desenvolvemos, em tempo recorde, um sistema único de reciclagem que combina tecnologia e eficiência e que, sendo um sucesso, queremos, agora, aplicar nas restantes estações”, reforça.
No novo sistema de lavagem de viaturas Guerin, a água é aplicada diretamente com o champô e, em seguida, recolhida para um depósito de 2.000 litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização.
Além da poupança hídrica, esta abordagem também reduz a utilização de produtos químicos, uma vez que a dosagem de sabão é calibrada para ser aplicada diretamente com a água.

Modelo pioneiro
A implementação deste sistema exige obras estruturais nas estações, incluindo a instalação de depósitos e grelhas no chão, canalização e as novas unidades de reciclagem e sabão.
O objetivo da Guerin é levar este modelo pioneiro implementado no Algarve para todas as suas estações, estando já a implementá-lo no Porto, seguindo-se Lisboa.
“Este é mais um grande projeto Guerin que muito nos orgulha. Uma vez mais vemos a nossa empresa, que é de todos porque é nacional, a estar vários passos à frente no que respeita a inovação e sustentabilidade. Seguimos para 2025 a inovar e a aportar valor ao mercado”, conclui Delfina Acácio.
Mais sobre a Guerin aqui.