O Grupo Schaeffler leva a sério a sua responsabilidade social e alcançará a neutralidade climática a partir de 2040. “Essa meta aplica-se a toda a cadeia de fornecimento e é reforçada por metas ambiciosas de médio prazo. A produção interna será neutra em relação ao clima já em 2030, com a empresa a fazer progressos consideráveis para atingir essa meta ao longo do ano de referência”, adianta, em comunicado.
“Como exemplo, a Schaeffler compra toda a eletricidade para os seus locais de produção europeus a partir de fontes renováveis desde 2021. A necessidade anual de eletricidade de 15 mil residências de duas pessoas na Alemanha”, afirma Corinna Schittenhelm, diretora de recursos humanos da empresa.
Uma redução no número de emissões geradas por produtos preliminares e matérias-primas na cadeia de entrega também é necessária para atingir a meta de neutralidade climática. “A cooperação com a start-up sueca H2greensteel, da qual a Schaeffler adquirirá aço praticamente livre de CO2 baseado na produção de hidrogénio em quantidade anual de 100 mil toneladas a partir de 2025, é um importante passo inicial”, diz Andreas Schick, chefe de operações do Grupo Schaeffler.
“O acordo é de longo prazo e inclui a entrega de folhas de aço. Fabricado na Suécia, este aço não requer combustíveis fósseis e reduzirá as emissões anuais de CO2 da Schaeffler até 200 mil toneladas”.
As principais classificações de sustentabilidade obtidas durante o ano de referência mostram que a implementação rigorosa do Programa de Sustentabilidade foi um sucesso.
“O Grupo Schaeffler melhorou a sua classificação de sustentabilidade EcoVadis para um total de 75 em 100 pontos, ganhando o status Platinum e estando, agora, classificado entre os 1% melhores no seu grupo de pares”, pode ler-se.
“A Schaeffler obteve melhorias significativas nas áreas de trabalho e de direitos humanos, ética e compras sustentáveis. Além disso, na classificação climática do CDP, a Schaeffler obteve uma classificação ‘A’, novamente durante o ano de referência, apesar do aumento dos requisitos, bem como conseguiu melhorar sua classificação de água CDP de ‘“B-‘ para ‘A’”, acrescenta.
Para reforçar o seu compromisso global com o desenvolvimento sustentável, o Grupo Schaeffler continua, como em anos anteriores, a adotar os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas. Durante a 26.ª Conferência de Alterações Climáticas da ONU, em Glasgow, na Escócia, a Schaeffler apresentou as suas aspirações de sustentabilidade, novas soluções de produtos e acordos de cooperação na área de sustentabilidade.
“O tema da sustentabilidade é de importância estratégica para a Schaeffler. Apesar das atuais incertezas geopolíticas, continuaremos a seguir essa abordagem e impulsionaremos as nossas atividades nessa área para alcançarmos os objetivos definidos”, garante Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.
Mais sobre a Schaeffler aqui.