Grupo Briolf investe 30 milhões em fábrica nos EUA

Empresa pretende consolidar a sua posição no país e enfrentar o crescimento futuro no seu principal mercado internacional.
Check-up Media Briolf Group

Na passada quinta-feira, 6 de junho de 2024, a assessoria de comunicação do Governador do Estado da Carolina do Norte, Roy Cooper, tornou público o acordo pelo qual o Grupo Briolf e as administrações locais, tanto do Estado da Carolina do Norte quanto da Cidade de Monroe (Union County), confirmaram o seu entendimento para iniciar o projeto de estabelecimento do primeiro investimento produtivo nos EUA da empresa sediada em Girona (Espanha).

Localizada na cidade de Monroe, a cerca de 40 km de Charlotte, o investimento inclui a aquisição de um terreno de 130.000 m². Nos próximos anos, este local será transformado no Briolf Campus, que albergará instalações de produção para as diversas linhas de negócios do grupo.

“O projeto está planeado em múltiplas fases, envolvendo inicialmente a construção de uma fábrica para produção local dos produtos Roberlo, uma das empresas do grupo com reconhecimento mundial no setor da repintura automóvel e revestimentos industriais. Posteriormente, as capacidades e recursos de produção serão, gradualmente, expandidos para o fabrico local de produtos das divisões de aerossóis e adesivos”, revela a empresa.

A expectativa da empresa é que o projeto demore, no mínimo, dois anos para iniciar a produção, gere 100 empregos diretos e envolva um investimento total de mais de 30 milhões de dólares.

Produção nos EUA

O presidente do Grupo Briolf, Jaume Juher, confirma que “este é um acontecimento histórico, tanto qualitativa como quantitativamente”. Segundo a empresa, “o investimento foi previsto como um dos elementos mais importantes do Plano Estratégico 2022-2026” e destaca o peso significativo que terá no futuro da empresa.

“Ter um centro de produção nos EUA permite-nos dar, diretamente, resposta ao atual importante mercado da região norte-americana. E, ao mesmo tempo, posiciona-nos melhor para enfrentar as inúmeras oportunidades de crescimento que o mercado norte-americano nos oferece”, refere.

Como lembra Jaume Juher, “este foi um longo caminho desde que as primeiras atividades comerciais com os EUA começaram na década de 90. Anos de muito trabalho, dificuldades e alguns erros, com os quais aprendemos muito. Mas, como sempre na história do Grupo Briolf, o sucesso de muitas pessoas fez com que a viagem valesse a pena e enfrentamos, agora, um desafio único”, afirma.

O Grupo Briolf, especializado na produção e comercialização de revestimentos e adesivos, dono de empresas de renome como Roberlo, Montana Colors e Chemfix, fechou 2023 com vendas consolidadas de 245 milhões de euros. O que representa um crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Nos últimos três anos, impulsionada por uma combinação de crescimento orgânico e uma intensa estratégia de aquisições, a empresa duplicou o seu volume de negócios e estabeleceu-se como líder tanto a nível nacional como em toda a Europa.

Mais sobre a Roberlo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade