powered by

Grupo Brembo comemora um ano de vitórias no desporto motorizado

Empresa italiana foi a parceira preferida das equipas vencedoras em todas as categorias, desde a Fórmula 1 à Fórmula E, passando por MotoGP e World Superbike Series.

A Brembo, especialista mundial na conceção e produção de sistemas de travagem, está a celebrar um 2023 de grande sucesso no desporto motorizado, com 70 títulos mundiais a seu crédito.

“A Brembo foi a parceira preferida das equipas vencedoras em todas as principais categorias, da Fórmula 1 à Fórmula E, do MotoGP à World Superbike Series (WorldSBK)”, avança a empresa, em comunicado.

Max Verstappen comemorou a sua terceira vitória consecutiva no campeonato de Fórmula 1 com a Oracle Red Bull Racing utilizando pinças de travão Brembo. Pecco Bagnaia, com a Ducati Lenovo Team no MotoGP, repetiu o triunfo de 2022 com um sistema de travagem Brembo completo e rodas da Marchesini, parte do Grupo Brembo.

No Mundial de SBK, Alvaro Bautista, da Aruba.it Racing – Ducati Team, alcançou a sua segunda vitória consecutiva, também com sistema de travagem Brembo e rodas Marchesini.

A Brembo forneceu sistemas de travagem a todas as equipas do campeonato de Fórmula E. Em Moto2, Pedro Acosta, com a Red Bull KTM Ajo Team, venceu com pinças e bombas Brembo, e Jaume Masiá, da Leopard Racing, conquistou a vitória em Moto3 com pinças, discos e bombas Brembo.

Estes estavam entre os vários outros campeões mundiais que apareceram no cenário mundial em competições de automobilismo. “Todos estes condutores e motociclistas confiam na excelência dos sistemas de travagem da Brembo”, assegura a empresa.

Menção especial merece, também, a 100.ª edição das 24 Horas de Le Mans, onde a Brembo triunfou na categoria mais importante de hypercar. “Em 2023, a Brembo ultrapassou as 500 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1.

Todas as corridas do Grande Prémio deste ano, 22 no total, foram vencidas por carros equipados com componentes do Grupo Brembo”, pode ler-se no mesmo documento.

Check-up Media Brembo F1 caliper

“Em colaboração com as principais equipas de corrida, a empresa sediada em Bérgamo obteve vitórias em 507 das 851 corridas de GP que disputou desde 1975, ano em que a Brembo se estreou na Fórmula 1. As vitórias incluem 29 campeonatos de pilotos e 33 campeonatos de construtores”, recorda.

Nas corridas de motos, a Brembo continua a dominar o campeonato de MotoGP e obteve novos sucessos nas séries Moto2, Moto3 e WorldSBK (também com Marchesini). “O grupo somou 572 vitórias na classe rainha (500 e na classe MotoGP) desde 1978, quando a Brembo começou a fornecer os seus sistemas de travagem às equipas de pilotos”, frisa.

E vai mais longe: “Graças aos elevados níveis de desempenho e segurança garantidos pelos seus componentes, a Brembo foi, pela oitava temporada consecutiva, o parceiro de eleição de todos os 31 pilotos do campeonato de MotoGP. Trabalhando com todas as principais equipas do MotoGP, a Brembo partilhou o sucesso de 35 campeonatos de pilotos e 36 campeonatos de construtores”.

Este ano, também acabou em “excelente forma” no automobilismo elétrico. Pela quinta temporada consecutiva, a Brembo foi fornecedora exclusiva de todos os 22 monolugares totalmente elétricos da geração 3 no campeonato de Fórmula E da FIA. E, pelo quinto ano consecutivo, a Brembo correu na Copa do Mundo FIM MotoE, equipando as 18 Ducati elétricas.

“Além dos campeonatos de Fórmula 1, Fórmula E, MotoGP, Moto2, Moto3 e WSBK, os componentes Brembo estão presentes nos WEC, GT, IMSA, EWC, Nascar, MXGP, Enduro, Trial, Fórmula 2, Fórmula 3, WRC, Super Formula, competições MotoAmerica e Porsche Supercap – uma lista que não é, de forma alguma, exaustiva. Tal resultou em mais de 600 títulos mundiais desde 1975 em todas as categorias”, conclui a empresa transalpina.

Mais sobre a Brembo aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Internacional

Internacional