A DENSO acaba de anunciar a criação do Global Safety Package 3, um sistema projetado para melhorar a segurança ativa dos veículos, proporcionando elevada capacidade de deteção dos condutores.
Este produto é já utilizado nos modelos Hino Ranger, Lexus NX e Toyota Noah e Voxy, lançados em agosto de 2021, outubro de 2021 e janeiro de 2022, respetivamente.
O Global Safety Package utiliza o desempenho combinado de um sensor de radar de ondas milimétricas e um sensor de visão para ajudar o condutor a controlar o veículo com segurança.
O sensor de radar de ondas milimétricas deteta as formas dos objetos da estrada, como veículos e grades de proteção, enquanto o sensor de visão recorre a uma câmara para detetar o ambiente à frente do veículo.
“Para eliminar os acidentes rodoviários e alcançar uma mobilidade sem stress, a DENSO acredita que é importante não só melhorar os produtos de segurança nos veículos com tecnologia de ponta, mas, também, desenvolver produtos a preços atrativos para que possam beneficiar mais veículos”, explica.
“Sob esta filosofia, desenvolvemos o Global Safety Package 3 para melhorar a segurança ativa e o desempenho de assistência ao condutor, reduzindo o tamanho e o custo do produto”, acrescenta.
Comecemos por explicar o sensor de radar de ondas milimétricas. “Com um ângulo de deteção mais amplo e de maior alcance, maior resolução e velocidade, este produto ajuda a evitar colisões em cruzamentos, seja com outros veículos ou com peões”, refere.
Além disso, graças à sua capacidade de deteção otimizada, dimensão e custos reduzidos, este sensor de radar tem menos requisitos de instalação e pode ser usado em mais tipos e modelos de veículos”, dá conta a DENSO, em comunicado.
Os pontos de melhoria do produto? A DENSO esclarece. “Ângulo de deteção mais amplo e com alcance mais longo e melhorias no design da antena e eficiência de transmissão de ondas de rádio”.
Mas há mais: “Resolução de velocidade melhorada, aumentando a modulação de frequência das transmissões de ondas de rádio; tamanho e custo reduzidos, utilizando menos de metade do número de peças em relação à geração anterior”, revela.
Refira-se que a DENSO conseguiu estas alterações integrando a antena e a placa de fonte de alimentação, simplificando a estrutura do produto e aproveitando a tecnologia de múltiplas entradas e saídas (MIMO), que permite uma antena menor com menos canais para transmitir e receber ondas de rádio.
Por fim, o sensor de visão. “Tem um campo de visão horizontal mais amplo para ajudar a evitar colisões em cruzamentos, bem como um alcance maior para detetar objetos na estrada à frente do veículo. O que auxilia o cruise control adaptativo e as mudanças de faixa a um patamar de velocidade mais amplo”, afirma.
E conclui: “Além disso, o produto recorre à Inteligência Artificial para melhorar o desempenho de deteção e funções de assistência, como controlo de distância – a capacidade de manter distância consistente para o veículo precedente – e reconhecimento de sinais de trânsito”.
Mais sobre a DENSO aqui.