A empresa chinesa CALB (China Aviation Lithium Battery Technology), que produz baterias para gigantes industriais como a Xpeng, o Guangzhou Automobile Group e a Geely (Volvo, Polestar e Lotus, por exemplo), pretende estabelecer-se como a terceira maior fornecedora para veículos elétricos no mundo. E tem os olhos em Portugal.
Por outras palavras, a CALB estará a ponderar a instalação de uma fábrica no nosso país. Em comunicado enviado à bolsa de valores de Hong Kong, a empresa chinesa dá conta da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU, na sua sigla em inglês) com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com vista à aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”.
De acordo com a agência LUSA, a gigante chinesa “não assinou ainda um acordo legalmente vinculativo”, o que significa que “a cooperação contemplada no Memorando de Entendimento pode ou não avançar”.
Para a empresa, a provável instalação de uma fábrica em Portugal seria essencial na estratégia do consórcio para criar “bases industriais na Europa”.
Em 2021, a CALB anunciou os seus primeiros planos para a instalação de uma fábrica na Europa, com uma capacidade de produção por ano de 20 GWh.