powered by

Garrett testa tecnologia em carro de corrida com combustível neutro em carbono

O concept Mazda3 Bio, da Mazda Spirit Racing, alinha na série de resistência Super Taikyu de 2023, no Japão, para promover o automobilismo sustentável.

A Garrett Motion está a aplicar a sua liderança em tecnologias de turbocompressores num carro de corrida com combustível neutro em carbono que visa inspirar uma nova era do automobilismo.

O concept Mazda3 Bio, da Mazda Spirit Racing, alinha na série de resistência Super Taikyu de 2023, no Japão, para promover o automobilismo sustentável e incentivar uma participação mais ampla entre os pilotos talentosos emergentes.

O carro, impulsionado por um turbo da série Garrett GTX especialmente configurado, rodará na classe ST-Q a partir da primavera de 2023, além de participar em testes de demonstração de combustível neutro em carbono. O veículo é alimentado por combustíveis 100% renováveis da SUSTEO, que são compostos de óleo usado, incluindo alimentar.

Os técnicos da Garrett voltaram a projetar a arquitetura do turbo GTE20 VNT ao aplicar especificações duráveis de alta temperatura para o trem de força movido a biodiesel, de acordo com os requisitos da Mazda Spirit Racing.

“A Garrett tem uma rica herança de impulsionar o sucesso na pista. Por isso, estamos muito satisfeitos por participar na criação de automobilismo sustentável e de estarmos envolvidos no turbocompressor do emocionante carro de corrida a biocombustível da Mazda”, disse Eric Fraysse, presidente global de pós-venda e automobilismo da Garrett.

“O rumo da viagem para todos os desportos motorizados é em direção a uma competição mais sustentável. E, isso, significa desafiar os limites existentes em design de powertrain, aumento de motor, gestão de energia e combustíveis para mover a agulha em direção à neutralidade carbónica enquanto ainda oferece emoção na pista”, acrescentou.

O programa Mazda3, baseado na filosofia “centrada no ser humano”, da Mazda, incentiva a participação em desportos motorizados sustentáveis em sintonia com o seu compromisso mais alargado de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Mais sobre a Garrett aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional