No passado dia 24 de outubro, a Garrett Motion foi reconhecida com o prémio “Top 100 Players of China’s New Automotive Supply Chain”, graças ao seu compressor de ar elétrico de célula de combustível de hidrogénio de segunda geração.
“Este distinto prémio celebra tecnologias de ponta e reconhece as principais empresas da indústria automóvel. O compressor de célula de combustível da Garrett foi reconhecido na categoria ‘Powertrain, EV Charging & Battery Swapping, Thermal Management’, marcando o seu segundo prémio da indústria na China depois de ganhar o ‘Prémio de Tecnologia Inovadora Automóvel 2023’ do Congresso Internacional de Tecnologia Automóvel”, avança a Garrett.
Todos os anos, o júri da Gasgoo seleciona os homenageados com base em inovação, viabilidade técnica, viabilidade económica, reconhecimento de mercado e experiência do utilizador.
Como plataforma de serviços de informação de primeira linha, a Gasgoo oferece insights abrangentes sobre o mercado automóvel da China, tendências da indústria e avanços tecnológicos. Com amplo alcance internacional, apoia empresas e profissionais do setor através de serviços de dados, informações da cadeia de abastecimentos e recursos.
“O prémio sublinha o investimento sustentado e a liderança da Garrett na tecnologia de compressores de veículos com células de combustível, reforçando o seu compromisso em promover a adoção do combustível hidrogénio e impulsionar a mudança para uma indústria automóvel mais limpa”, sublinha a empresa.
Aposta no hidrogénio
“A Garrett é pioneira há muito tempo na tecnologia de compressor de ar com célula de combustível de hidrogénio, apresentando, pela primeira vez, o seu inovador compressor de dois estágios no modelo a hidrogénio Honda Clarity, em 2016. Esta solução estabeleceu novos padrões de design compacto e eficiência”, revela.
“Hoje, a Garrett continua a liderar o setor, oferecendo um dos mais amplos portefólios de compressores de células de combustível de elevada eficiência e durabilidade, de 40 a 300 kW, com aplicações em veículos ligeiros, autocarros e camiões médios e pesados em todo o mundo”, explica a empresa.
Projetado pela equipa chinesa da Garrett, o compressor de ar com célula de combustível de hidrogénio de segunda geração destaca-se pela sua avançada tecnologia de expansão otimizada para conjuntos elétricos de 130 kW.
“Inclui rolamentos patenteados isentos de óleo que garantem durabilidade ao operar num ambiente livre de contaminantes e o seu motor de ultra-alta velocidade, atingindo até 150.000 rpm, reduz o tamanho do produto e os custos de material, mantendo a potência de saída”, explica.
“Utilizando a melhor aerodinâmica da categoria com um expansor de turbina, o compressor permite a recuperação eficiente de energia e minimiza o consumo de energia, proporcionando uma redução do custo total de propriedade aos clientes”, remata a mesma fonte.
Mais sobre a Garrett aqui.