O compressor de ar para veículo elétrico com célula de combustível de hidrogénio (FCEV) de última geração da Garrett ganhou um prémio de inovação no Congresso Internacional de Tecnologia Automóvel 2023 na China.
“A tecnologia, que inclui um expansor de turbina que reduz o consumo de hidrogénio e aumenta a autonomia, ganhou o ‘Automotive Innovation Technology Award’, apoiado pelas organizações de comunicação especializadas da indústria automóvel Vogel Business Media e Automobil Industrie”, avança a Garrett Motion.
“A mais recente arquitetura modular de compressor elétrico de alta pressão da Garrett é 30% menor que o design antecessor, mas oferece a mesma saída de pilha de células de combustível num pacote mais silencioso e eficiente, graças a um aumento de 50% nas velocidades de rotação em comparação com as gerações anteriores”, explica.
“A incorporação do expansor de turbina de alta pressão opcional pode levar a uma redução da utilização de energia elétrica em até 20%, diminuindo o consumo de hidrogénio e ampliando a autonomia”, reforça.
O resultado traduz-se num compressor elétrico de célula de combustível de hidrogénio que oferece desempenho de alta densidade de potência de massa, ao mesmo tempo que oferece maior fiabilidade e durabilidade em comparação com tecnologias similares.
“Estamos entusiasmados pelo facto de o compressor de ar de célula de combustível de hidrogénio de segunda geração com o seu expansor de turbina, desenvolvido pela equipa de Garrett na China, tenha ganho o prémio de Tecnologia de Inovação”, diz Michael Xu, líder de negócios de compressores de célula de combustível da Garrett China.
“As células de combustível de hidrogénio foram reconhecidas como um elemento essencial para alcançar emissões zero na indústria automóvel. Os compressores de ar elétricos da Garrett, com iteração constante, desempenho contínuo e otimização de custos, são os principais responsáveis para este objetivo, impulsionando a aplicação mais ampla da tecnologia do hidrogénio em automóveis, veículos comerciais e outros setores de automóveis”, sublinha a empresa.
Os compressores de ar da Garrett para FCEV fundem tecnologias aeroespaciais e automóveis de ponta, com engenheiros a explorar a experiência em turbodinâmica da empresa para atingir velocidades de rotação superiores a 150.000 rpm.
“O projeto também emprega rolamentos de aerofólio patenteados de última geração para eliminar o risco de degradação da pilha de células de combustível devido à contaminação por óleo, ao mesmo tempo em que oferece durabilidade líder na categoria, com mais de um milhão de ciclos de arranque e paragem ao longo de 25 mil horas de vida útil”, conclui.
Mais sobre a Garrett aqui.