powered by

Garrett e BMW juntas na tecnologia de células de combustível de hidrogénio

Tecnologia de compressor elétrico de última geração da Garrett é lançada em veículos com célula de combustível de hidrogénio. BMW já fez saber que a utilizará no iX5 Hydrogen.

A Garrett Motion está a apoiar o compromisso da BMW em desenvolver veículos movidos a hidrogénio com zero emissões, através de um avançado compressor elétrico de célula a combustível (FCC), desenvolvido pela equipa de pesquisa e desenvolvimento da Garrett.

O BMW Group anunciou, recentemente, que conduzirá a segunda geração do seu powertrain de célula de combustível de hidrogénio numa pequena série do BMW iX5 Hydrogen, impulsionado pela nova geração de compressor modular de célula de combustível da Garrett para veículos elétricos com célula de combustível de hidrogénio.

“Nos últimos quatro anos, trabalhámos em estreita colaboração com o BMW Group para desenvolver um compressor avançado de célula de combustível de hidrogénio adaptado às necessidades exatas. Esse esforço culminará num teste aprofundado em estrada ainda este ano”, diz Craig Balis, vice-presidente e diretor de tecnologia da Garrett.

“Estamos orgulhosos de fazer parceria com o BMW Group para apoiar o veículo inovador e com zero emissões iX5 de célula de combustível de hidrogénio”, frisa. E acrescenta: “Este é o resultado dos investimentos contínuos de Garrett em novas tecnologias e é consistente com o nosso compromisso de estar na vanguarda dos sistemas de propulsão movidos a hidrogénio”.

O compressor de ar elétrico da Garrett para veículos elétricos com célula de combustível é uma tecnologia-chave no sistema de célula de combustível do BMW iX5 Hydrogen. As células de combustível geram eletricidade sob pedido para motores elétricos através de uma reação eletroquímica entre hidrogénio e oxigénio no ar fornecido à pilha de células de combustível.

“Para executar essa reação de forma eficiente e produzir a potência máxima, a pilha de células de combustível é alimentada com fluxo de ar e pressão ideais, conforme necessário. O compressor de ar elétrico de elevado desempenho da Garrett fornece com eficiência o fluxo de ar necessário para otimizar a densidade de potência e a saída do sistema de célula de combustível”, refere o comunicado.

“Também maximiza a eficiência e a durabilidade da pilha de células de combustível ao longo da vida útil do veículo, num pacote muito compacto. Especificamente para esta aplicação, um novo expansor de turbina, projetado para recuperar a energia residual da saída da pilha de combustível, permite uma redução de até 20% no consumo de eletricidade para compressão de ar, quando comparado com compressores de célula de combustível convencionais”, explica.

“A Garrett é pioneira na tecnologia de compressor de célula de combustível elétrica de hidrogénio, com anos de experiência em produção e testes. A próxima geração baseia-se num legado de design e engenharia inovadores, incluindo o nosso próprio motor elétrico de alta velocidade, eletrónica de potência e controlos avançados”, sublinha.

Check-up Media BMW iX5 Hydrogen

Durante a fase de desenvolvimento, o BMW iX5 Hydrogen e os seus principais componentes, incluindo o compressor elétrico de célula de combustível e o inversor, foram testados a temperaturas severas, humidade e níveis de vibração.

“Esses esforços refletem o compromisso do BMW Group em oferecer mobilidade limpa através de uma variedade de sistemas de acionamento neutros em carbono que podem funcionar de maneira fiável em todos os climas”, pode ler-se no mesmo documento.

Os compressores de células de combustível elétricas modulares e de elevado desempenho da Garrett baseiam-se na experiência em turbo dinâmica da empresa e operam acima das velocidades padrão da indústria, além de 150.000 rpm.

“O portefólio de compressores de célula de combustível elétrico da Garrett é configurável para se adequar aos powertrains elétricos movidos a hidrogénio de veículos de passageiros e comerciais, bem como aqueles de aplicações industriais”, dá conta a empresa.

“Os compressores de célula de combustível elétrica de 400 Volt e 800 Volt da empresa apresentam rolamentos de folha sem óleo avançados e patenteados que permitem desempenho excecional, eficiência e ruído, evitando a contaminação”, acrescenta a Garrett, no mesmo comunicado. 

A Garrett Motion é pioneira na indústria de compressores de célula de combustível elétrica a hidrogénio, graças à primeira geração desenvolvida internamente e lançada num veículo de passageiros em 2016.

Mais sobre a Garrett aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade