A Stellantis anuncia, em comunicado, que toda a sua gama de automóveis e veículos comerciais ligeiros é “100% compatível com Diesel à base de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), um combustível ecológico alternativo ao Diesel tradicional”.
O HVO é um biocombustível derivado de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais usados, gordura animal e resíduos de óleos alimentares, diferente do Diesel tradicional, à base de petróleo.
“O processo de hidrogenação utilizado para produzir o HVO gera um combustível mais limpo, sem enxofre, com baixos níveis de compostos aromáticos e poluentes, tornando-o numa opção ambiental e sustentável”, explica a Stellantis.
Opções sustentáveis
Este “Diesel Verde” também está validado para utilização em muitos veículos Stellantis existentes, equipados com motores Euro 5 e Euro 6 identificados com “XTL” nos respetivos bocais de enchimento.
Além disso, certos veículos Diesel Euro 6 não XTL são compatíveis com Diesel HVO quando estão equipados com um dos seguintes motores: 1.3 MultiJet; 1.6 MultiJet; 2.0 MultiJet; 2.2 MultiJet; novo 2.2 MultiJet 4.0; 3.0 V6 MultiJet; 2.3 MultiJet (F1A – Fiat Ducato).
“Ao expandir a gama de opções sustentáveis, como o ‘Diesel Verde’, a Stellantis reafirma o seu compromisso em relação à proteção do meio ambiente e à oferta de liberdade de escolha para os seus clientes”, conclui.
Mais sobre a Stellantis aqui.