Galp reclama liderança na mobilidade elétrica em 2025

Rede da Galp ultrapassa dois milhões de carregamentos e chega às 8.500 tomadas em Portugal e Espanha.
Check-up Media Galp Electric

A Galp encerrou 2025 com o “melhor desempenho de sempre na sua operação de mobilidade elétrica na Península Ibérica, ao registar 2,1 milhões de sessões de carregamento, o que representa um crescimento de 50% face a 2024”, avança a empresa, em comunicado.

“Este resultado foi sustentado por uma rede de 8.500 pontos de carregamento públicos e privados, responsáveis pelo fornecimento de cerca de 45 GWh de energia a utilizadores de veículos elétricos”, salienta.

Mobilidade sustentável

Segundo João Marques da Silva, co-CEO da Galp, a “evolução da rede confirma a posição da empresa como referência nas soluções de mobilidade sustentável”, diz.

O responsável sublinha que a “estratégia passa por ligar o território com carregadores de última geração, tanto em contexto urbano como nos principais eixos rodoviários nacionais, tornando o automóvel elétrico numa opção cada vez mais fiável para os portugueses”.

Após uma fase de forte investimento na expansão da rede e no aumento do número de tomadas, a estratégia da Galp entra, agora, numa “nova etapa, centrada no reforço da potência instalada, na adoção de tecnologia avançada e numa proposta de conveniência diferenciadora”, adianta a empresa.

Check-up Media Galp electric charge

“Esta evolução traduz-se, entre outras iniciativas, na execução do maior investimento de sempre da empresa na mobilidade elétrica em Portugal, com a criação de oito hubs de carregamento ultrarrápido nas autoestradas A1 e A2, que somam uma potência total instalada de 20 MW. Em meio urbano, a aposta passa, igualmente, por plataformas de carregamento ultrarrápido, orientadas para maior rapidez e comodidade”, destaca.

8.500 tomadas nacionais

“Desde 2020, a Galp tem vindo a duplicar, anualmente, o número de pontos de carregamento, alcançando, no final de 2025, as 8.500 tomadas instaladas em Portugal e Espanha, das quais cerca de 20% são de perfil rápido ou ultrarrápido”, revela.

Entre os marcos do ano, destaca-se a inauguração do “maior parque de carregamento elétrico da Península Ibérica, com 116 tomadas, no Centro Comercial Intú Xanadu, em Madrid”.

A rede privada assume, também, um papel central no crescimento deste negócio, com a Galp a “apoiar empresas nos seus processos de eletrificação e descarbonização de frotas, tanto em Portugal como em Espanha”, conta.

Outro destaque de 2025 foi a “instalação do primeiro carregador para veículos pesados com 400 kW na TJA – Transportes J. Amaral, que viabilizou a primeira rota de transporte de mercadorias 100% elétrica em Portugal”, conclui.

Mais sobre a Galp aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Repintura

Atualidade