Futuro da indústria de pneus? BKT faz a sua previsão

Perspetivas são ambiciosas para o futuro do mercado agrícola e dos seus intervenientes, a começar pelos fabricantes de máquinas agrícolas.
Check-up Media BKT

A agricultura é um setor em constante evolução, muito influenciado pela chegada de novas tecnologias e de maquinaria cada vez mais inovadora e de última geração.

Atualmente, as técnicas agrícolas tradicionais estão a ser ultrapassadas por operações mais eficientes e produtivas – em parte graças à chegada das aplicações da Agricultura 4.0, nomeadamente a agricultura de precisão, os sensores IoT, os drones de monitorização das colheitas, bem como toda uma série de dispositivos e tecnologias que permitem uma otimização de processos a 360°. Um novo cenário onde a sustentabilidade está no centro deste processo de transformação.

“A BKT, enquanto fabricante líder de pneus off-highway, sempre se centrou na inovação contínua e dedica grandes esforços à investigação e desenvolvimento, com vista a alcançar o seu objetivo de dar vida a pneus de elevado desempenho que cumprem normas de aplicação e critérios de sustentabilidade rigorosos”, afirma a empresa.

“É, por isso, que a BKT analisou as principais tendências que, segundo a empresa, irão moldar o futuro dos pneus agrícolas, correspondendo às expectativas dos principais fabricantes de tratores e máquinas agrícolas”, sublinha.

Sustentabilidade… sempre

A indústria está a voltar-se, cada vez mais, para materiais biodegradáveis ou reciclados, tornando a sustentabilidade numa prioridade para o equipamento de origem.

Check-up Media BKT

“Em resposta a esta tendência, os fabricantes de pneus concentrar-se-ão mais na utilização de materiais como a borracha natural ou os compostos reciclados para reduzir a pegada ambiental. Além disso, o design dos pneus será concebido tendo em conta a melhoria da eficiência do combustível e, por conseguinte, a redução das emissões”, preconiza a BKT, em comunicado.

Outro tema em cima da mesa? Os pneus inteligentes e a integração da IoT. “Os pneus da próxima geração integrarão, gradualmente, sensores IoT para comunicação em tempo real de dados de pressão, desgaste e desempenho, evitando, também, intervenções de manutenção para reduzir o tempo de inatividade”, diz.

“Além disso, os sensores serão capazes de fornecer informações relevantes sobre as condições do solo, a temperatura e a carga, com vista a otimizar o desempenho global e os rendimentos agrícolas”, adianta a empresa.

Resistência e durabilidade são outros dois pontos cruciais. “A crescente complexidade operacional exige soluções cada vez mais fortes e duradouras. É, por isso, que os compostos, o design do piso e as paredes laterais serão otimizados para melhorar o ciclo de vida do produto e aumentar a sua adequação às práticas tradicionais e modernas”, antevê a mesma fonte.

De resto, as técnicas fabrico serão cada vez mais avançadas. “Também no que respeita à produção, assistiremos ao avanço de técnicas de ponta, como a impressão 3D, que aceleraria, consideravelmente, o tempo de lançamento de um pneu no mercado, aumentando, simultaneamente, a sua personalização e satisfazendo, assim, as necessidades específicas de cada operador de forma direcionada”, antecipa a empresa.

Check-up Media BKT Bhuj
Personalização e adaptabilidade

“É muito provável que, no futuro, venhamos a assistir a uma flexibilidade e modularidade crescentes dos pneus, que conseguirão ajustar facilmente as suas características de acordo com a estação do ano, o tipo de aplicação e as condições do terreno”, afirma a BKT.

“Os pneus híbridos também ganharão terreno e serão capazes de lidar com uma vasta gama de tarefas agrícolas, conduzindo a uma maior versatilidade”, acrescenta ainda a empresa.

Por conseguinte, o futuro da indústria dos pneus, nomeadamente da indústria dos pneus premium, “será cada vez mais influenciado e determinado pelo avanço contínuo da tecnologia e por uma maior atenção à sustentabilidade e à proteção das culturas”, garante.

“Fabricantes orientados para o futuro, como a BKT, que fazem do desempenho, da durabilidade e do ambiente os três principais pilares da melhoria contínua, estarão a emergir com vista ao crescimento e à sua capacidade de satisfazer as necessidades complexas dos fabricantes modernos”, conclui.

Mais sobre a BKT aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Em estrada