Uma das principais áreas de foco da delegação da DEKRA foi a adoção acelerada de veículos elétricos (VE). O CEO, Stan Zurkiewicz, destacou que “ao debaterem-se os desafios na adoção de veículos elétricos, as discussões, muitas vezes, giram em torno da acessibilidade, incluindo custos iniciais de compra e vários programas de incentivos governamentais”,
Segundo disse, “o desempenho dos VE em termos de autonomia, tempo de carregamento e disponibilidade da infraestrutura de carregamento é outro tema importante. As preocupações com a segurança também desempenham um papel”.
As palavras do CEO da DEKRA tiveram eco, em Davos, Fórum Económico Mundial, que reúne, todos os anos, os principais líderes mundiais para debater questões de sustentabilidade e ambiente. Este ano, acrescente-se, o evento coincidiu com o primeiro centenário da DEKRA.
Usados e elétricos
Aspeto crucial e muitas vezes esquecido, de acordo com o CEO da DEKRA, é o “estado de saúde do mercado de VE usados , que recebe muito pouca atenção”. E foi mais longe: “Atualmente, este mercado não funciona adequadamente. No entanto, o seu funcionamento eficaz é indispensável para a adoção acelerada de VE”.
De acordo com o responsável, “os veículos elétricos, normalmente, perdem 60% ou mais do seu valor nos primeiros três anos de propriedade e, mesmo com custos inferiores a 40% do preço do veículo novo, os VE usados simplesmente não vendem”.
Os dados sublinham a necessidade de ação. Segundo a Agência Internacional de Energia, apenas 450 mil veículos elétricos usados foram vendidos nos principais países europeus em 2023, 400 mil nos EUA e 800 mil na China – um número relativamente pequeno em comparação com a frota global de VE de, aproximadamente, 40 milhões de veículos.
“Vários fatores contribuem para esta situação, mas a falta de confiança no estado de saúde das baterias usadas de veículos elétricos é um dos principais”, explicou Stan Zurkiewicz, em Davos.
DEKRA como pioneira
Quando se trata de avaliar o estado de saúde das baterias de veículos elétricos, a DEKRA é especialista fiável. A empresa já testou mais de 25 mil veículos elétricos usados em mais de 130 modelos diferentes, utilizando tecnologia de teste evoluída. O seu processo patenteado oferece avaliação rápida, independente e precisa.
“Os nossos testes demonstram que a maioria das baterias de tração, mesmo aquelas com maior quilometragem, estão em condições muito melhores do que os consumidores temem – frequentemente com uma capacidade restante de mais de 90%”, disse o CEO da DEKRA.
A organização de testes, inspeção e certificação apela a uma colaboração mais estreita entre os governos e a indústria automóvel para estabelecer um sistema que proporcione aos concessionários e compradores a confiança necessária.
“É crucial que as partes interessadas relevantes, especialmente os governos e a indústria automóvel em geral, trabalhem em conjunto para estabelecer uma estrutura que proporcione confiança a todas as partes envolvidas no processo de compra. Isto levará à adoção acelerada de veículos elétricos e a impactos ambientais positivos que todos aspiramos alcançar”, acrescentou.
Futuro sustentável
A DEKRA juntou-se ainda ao Grupo de Líderes Climáticos dos CEO do WEF, em Davos, no sentido de “apoiar, ativamente, a transição energética”. A empresa está comprometida com metas climáticas baseadas na ciência (SBTi) alinhadas com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris e oferece uma gama crescente de serviços inovadores relacionados com a transição energética e iniciativas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
Mais sobre a DEKRA aqui.