powered by

FUCHS e E-Lyte abrem primeira fábrica alemã de produção de eletrólitos

Grande parte da produção de eletrólitos de elevado desempenho da E-Lyte Innovations GmbH é disponibilizada, diretamente, ao mercado de veículos elétricos a bateria.
Check-up Media FUCHS E-Lyte

Foi, oficialmente, aberta, no dia 13 de setembro, em Kaiserslautern, na Alemanha, a primeira fábrica de produção de soluções de eletrólitos. Com um volume de produção de até 20 mil toneladas de eletrólitos por ano, a E-Lyte Innovations GmbH estabelece um marco significativo na produção de eletrólitos de elevado desempenho para baterias de iões de lítio, baterias de iões de sódio e “super-condensadores”.

Grande parte desta produção é disponibilizada diretamente ao mercado de veículos elétricos a bateria. Em maio de 2022, o Grupo FUCHS, que opera a nível mundial na indústria de lubrificantes, adquiriu 28 % das ações da E-Lyte Innovations GmbH, como o Check-up já tinha noticiado.

“Com este investimento, a FUCHS entra no mercado em rápido crescimento dos eletrólitos, que estão a tornar-se componentes essenciais cada vez mais importantes das baterias de iões de lítio para a mobilidade elétrica, entre outras coisas, especialmente na Europa”, refere o comunicado.

“Com a implementação deste projeto, a E-Lyte estabelece-se como a primeira empresa alemã capaz de oferecer ao mercado europeu de baterias um dos componentes mais importantes de produção europeia”, acrescenta.

Segundo diz, “em conjunto, os parceiros estratégicos criaram as infraestruturas de produção necessárias em Kaiserslautern para permitir que a E-Lyte se industrialize, aumente a capacidade e cresça ainda mais. A fábrica é uma das mais modernas do seu género e, também, revoluciona o processo de produção de eletrólitos”.

Nova área de negócio

O sistema altamente automatizado controla o fornecimento de matérias-primas de forma precisa e limpa. “Graças a este sistema eficiente, são necessários muito menos solventes para a limpeza, o que reduz, significativamente, tanto os custos de produção como os resíduos produzidos”, pode ler-se no mesmo documento.

Check-up Media E-Lyte

E vai mais longe: “Assim, todo o processo é mais sustentável e amigo do ambiente – uma das razões pela qual a construção da fábrica foi financiada com o Programa Alemão de Inovação Ambiental”.

“Com esta cooperação, queremos abrir novos caminhos no domínio da nova mobilidade”, começar por afirmar Stefan Fuchs, CEO da FUCHS, que explica, a seguir, os motivos que levaram a sua empresa a criar esta parceria estratégica.

“Com a E-Lyte, alargámos o nosso campo de especialização e entrámos no mercado das baterias – uma nova área fora dos lubrificantes tradicionais. Com a nossa experiência no domínio dos lubrificantes e fluidos funcionais, podemos, agora, cobrir toda a procura ao longo do ciclo de vida de uma bateria”, frisa.

De acordo com a nota de imprensa, o diretor executivo da FUCHS ficou particularmente impressionado com a rapidez com que a E-Lyte se transformou de uma start-up alemã para um importante operador europeu no mercado das baterias.

“Estamos orgulhosos por termos apoiado o desenvolvimento desta fábrica de produção de última geração de eletrólitos personalizados como um parceiro forte com experiência em processos e produção. É ótimo que este papel pioneiro também tenha sido reconhecido pela nomeação para o ‘Prémio Alemão de Empreendedorismo’”, dá conta o responsável.

A E-Lyte é uma das três finalistas na categoria “Rising Star”. A cerimónia de entrega de prémios acontecerá no dia 24 de setembro de 2024, no estúdio de Berlim da televisão pública alemã ZDF.

Mais sobre a FUCHS aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura