powered by

FUCHS apoia Vítor Pascoal na ambição de repetir o sucesso de 2020

Aos comandos do Porsche 991 GT3 Cup, lubrificado com óleos de elevada performance FUCHS TITAN, o piloto quer repetir, este ano, as duas vitórias alcançadas na época passada.

O piloto de ralis Vítor Pascoal já definiu, em conjunto com a FUCHS, os objetivos para 2021: repetir as duas vitórias alcançadas na época passada. Em 2020, aos comandos do Porsche 991 GT3 Cup, lubrificado com óleos de elevada performance TITAN, Vítor Pascoal venceu o Campeonato de Portugal de Ralis GT e o Campeonato de Portugal de Montanha GT.

O especial desta dupla vitória está relacionado com o facto de ter sido a primeira vez que o piloto da Baião Rally Team alinhou em rampas. “Antes, só tinha participado numa única prova de montanha, na Rampa do Caramulo, para ver onde me situava. Nunca tinha feito montanha e achei interessante”, revela Vítor Pascoal.

“Na montanha, é tudo feito em dois, três minutos, não pode haver nenhum erro. Nos ralis, há muito mais improviso, porque nós, numa curva, não sabemos se vai haver areia ou água. Na montanha não, é tudo muito limpinho, as trajetórias são muito bem desenhadas”, explica o piloto.

E vai mais longe: “Nos ralis, posso cometer um erro numa curva e, depois, tenho 15 ou 20 km para recuperar. Na montanha, são trajetos muito pequenos, de 3 ou 4 km. Qualquer erro que cometa numa curva, dificilmente conseguirei fazer o melhor tempo. Na montanha, a concentração não pode falhar”.

Para além das exigências muito diferentes das duas “categorias”, é um desafio para Vítor Pascoal conseguir conciliar os dois campeonatos, já que muitas provas decorrem nos mesmos fins de semana. Apesar das várias corridas canceladas, o tricampeão nacional de ralis GT realizou, em 2020, com o seu copiloto, Ricardo Faria, cinco provas de rali e três de montanha, sempre apoiado pela FUCHS, que o patrocina desde 2014.

Vítor Pascoal Porsche 991 GT3 Cup

E o piloto reconhece o valor deste apoio, “não só a nível monetário, mas, também, pelos lubrificantes”, afirmando que “a qualidade é muito importante na mecânica para a fiabilidade e a resistência do material. E realmente estamos satisfeitos. Desde que ando com esta viatura, que usamos os produtos da FUCHS e não me recordo de partir uma caixa de velocidades nem de desmontar componentes do carro e encontrar desgastes por problemas relacionados com os lubrificantes, o que acontece muitas vezes”.

Vítor Pascoal sublinha mesmo que a excelente qualidade dos óleos TITAN “são essenciais para o sucesso”, lembrando que “os carros têm de ter fiabilidade”. Para, de seguida, revelar: “Nos últimos anos, terminámos as provas todas sem ter um único problema mecânico. E, isso, deve-se aos produtos que usamos”.

E conclui: “Já corri com outros óleos e tínhamos um desgaste muito maior de material. Tínhamos de estar sempre a substituir, de prova para prova. Agora, podemos ir para as provas já confiantes”.

Mais sobre a FUCHS aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaCheckup_club_300x150_finalliquimoly_300x150_mMF Pinto Import. export peças, S.A.SKFLogo_Mcnur_300x150

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura