A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou, no passado dia 29 de maio, dois novos carros de competição – FST10e e o FST10d – com o apoio da Novabase.
O FST 10e é o sétimo protótipo elétrico da equipa e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h, estando equipado com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Dispõe ainda da primeira bateria feita em compósitos com células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 7,6 kWh.
Mas a grande novidade deste ano é o FST 10d, o primeiro protótipo autónomo da FST. O projeto de desenvolvimento durou cerca de dois anos e teve como objetivo possibilitar o desenvolvimento e integração de soluções para os novos sistemas de atuação, processamento e perceção para a próxima geração de carros da FST Lisboa.
Sabia que…
a Formula Student é a maior competição internacional para alunos de engenharia e foi criada nos anos 80, com o intuito de melhor formar futuros engenheiros?
O FST 10d anuncia uma potência de 65 kW (88 cv) e tem ainda uma unidade de processamento para correr todos os algoritmos de perceção, estimação, planeamento e controlo. Ambos os carros vão representar o IST no Circuito de Catalunha, em Montemeló, Espanha, entre os dias 2 a 8 de agosto, e na maior competição de Formula Student, que decorrerá no Circuito de Hockenheim, Alemanha, de 16 a 22 de agosto.
A FST Lisboa é constituída por 60 alunos de seis cursos diferentes. A equipa foi criada em 2001 com o desenvolvimento do primeiro protótipo e conta, atualmente, com 10 modelos construídos.
O apoio da Novabase, iniciado em 2010, permitiu impulsionar o crescimento do projeto e possibilitou o desenvolvimento do primeiro protótipo equipado com motor elétrico e, agora, do primeiro protótipo autónomo.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





