O fornecedor automóvel internacional FORVIA HELLA apresentará o seu portefólio para o futuro da agricultura na Agritechnica 2025, em Hanover, na Alemanha, de 9 a 15 de novembro de 2025, no Pavilhão 17, Stand A34.
O foco da participação na feira serão as soluções inovadoras de iluminação e eletrónica, especificamente adaptadas às exigências da agricultura moderna, que contribuem, decisivamente, para maior eficiência e segurança.
Um dos pontos altos da participação na feira será a estreia mundial de um assistente de direção baseado em radar para máquinas agrícolas. Esta tecnologia pode ser perfeitamente integrada no espelho do trator, pela primeira vez no mundo.
“O nosso sistema de assistência baseado em radar estabelece novos padrões e protege contra colisões perigosas, especialmente quando se vira à esquerda. Desta forma, aumentamos a segurança tanto para os agricultores como para outros utilizadores vulneráveis das estradas rurais”, explica Kristian Vuksan, diretor de vendas responsável pelo segmento de clientes agrícolas no Grupo Lifecycle Solutions Business da FORVIA HELLA.
O sistema deteta veículos que seguem ou ultrapassam a uma distância de até 80 metros. A solução é modularmente escalável e pode ser integrada, de forma flexível, nas plataformas de veículos existentes. A tecnologia estará disponível para os clientes europeus a partir do segundo semestre de 2026.

Conceito Smart Link
Outro dos focos da participação da FORVIA HELLA na feira seré o conceito Smart Link, uma plataforma digital modular que liga iluminação, sensores e outros componentes eletrónicos no veículo.
“A rede digital simplifica a arquitetura do sistema”, afirma Kristian Vuksan. “Dessa forma, os dados e os comandos de controlo podem ser trocados eficientemente, os potenciais perigos podem ser detetados precocemente e os tempos de inatividade podem ser minimizados”, reforça.
“Além disso, as novas tecnologias e as características são fáceis de integrar, garantindo que as máquinas agrícolas se mantêm com a tecnologia de ponta durante muitos anos”, frisa.
O conceito Smart Link, por exemplo, permite a integração de soluções avançadas de iluminação interior. Combinam funções de segurança e conforto com iluminação ambiente RGB personalizável, que permite uma luz agradável para pausas relaxantes do condutor, por exemplo, bem como a exibição da operação autónoma do veículo no modo de colheita através de cores diferentes.
As luzes de trabalho matriciais iluminam perfeitamente a área de trabalho e evitam que os condutores ou outras máquinas fiquem encandeados. As luzes de sinalização também podem indicar se o veículo está em modo de condução autónoma ou visualizar o estado atual da carga. Tal exibição é exigida por lei se o veículo estiver a circular de forma autónoma.

Sensores sustentáveis e modulares
Na feira, a FORVIA HELLA irá, também, destacar a sua liderança em inovação no campo da tecnologia de sensores, com o Sensor Angular Universal (UAS). O princípio de medição dos sensores não requer ímanes e, portanto, é livre de terras raras.
Baseia-se na tecnologia de sensores indutivos CIPOS de alta precisão da FORVIA HELLA, comprovada em mais de mil milhões de aplicações em todo o mundo há décadas. O design sem íman reduz o impacto ambiental e os obstáculos regulamentares, proporcionando aos fabricantes flexibilidade adicional e segurança no planeamento.
A estrutura multicanal permite medições redundantes que cumprem os mais elevados padrões de segurança, como o ASIL D, e possibilita, também, a utilização em aplicações autónomas.
O UAS é, por isso, segundo a empresa, ideal para tarefas como determinar a posição e controlar os sistemas de direção em tratores e máquinas agrícolas, monitorizar e regular cilindros hidráulicos em máquinas de colheita ou controlar a posição de abas em estábulos e armazéns.
Além disso, a FORVIA HELLA apresentará o seu amplo portefólio na feira – desde faróis OctaLane e luzes de trabalho da série S até farolins LeanLED 2.0, bem como destaques selecionados dos setores elétrico e eletrónico. O foco estará em produtos robustos, duráveis e de baixa manutenção, desenvolvidos, especificamente, para as exigentes condições operacionais da agricultura.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.