A FORVIA HELLA lança no mercado a sua inovadora tecnologia FlatLight como solução de luz diurna, marcando um “avanço decisivo em eficiência, design e otimização de custos na iluminação automóvel”.
Depois do sucesso da sua aplicação em sistemas traseiros em 2024, esta tecnologia chega, agora, à dianteira dos veículos, prometendo transformar o futuro da sinalização luminosa.
Flexibilidade e adaptação
Integrada em projetos de clientes avaliados em centenas de milhões de euros, a tecnologia FlatLight é desenvolvida na sede da empresa, em Lippstadt, na Alemanha, e produzida nas fábricas de Kosovce e Banovce, ambas na Eslováquia.
Por sua vez, as aplicações específicas são ajustadas em Ljubljana, na Eslovénia, em Mohelnice e em Ostrava, as duas na República Checa, assegurando flexibilidade e adaptação a diferentes marcas e modelos.
Design ultrafino
“Baseada em micro óticas, estruturas menores do que um grão de sal, a tecnologia FlatLight | µMX permite criar assinaturas luminosas únicas e altamente eficientes. O sistema reduz em 80% o espaço de instalação, necessitando de apenas cinco milímetros de profundidade, contra os cerca de 40 mm das luzes diurnas convencionais”, esclarece a empresa, em comunicado.
“Além da compactação, a FlatLight é 40% mais eficiente energeticamente e 80% mais leve do que os sistemas atuais”, refere. “A sua arquitetura multifuncional permite integrar várias funções num único módulo — luz diurna, intermitente e de posição na dianteira, ou luzes traseiras, de travagem e ‘piscas’ na retaguarda — dispensando compartimentos separados e simplificando o design dos veículos”, sublinha a FORVIA HELLA.

Inovação digital
A tecnologia é altamente escalável e oferece total liberdade de criação, permitindo adaptar a forma e o comportamento luminoso a cada fabricante. “Graças à sua base digital, os cenários de boas-vindas e de despedida podem ser configurados por software, conferindo aos veículos uma assinatura visual distintiva”, adianta.
“Mais pequeno, mais eficiente, melhor — a tendência de miniaturização na indústria automóvel está a crescer e a tecnologia FlatLight é a resposta da FORVIA HELLA a esse movimento, agora também nas aplicações frontais”, explica Michael Kleinkes, responsável pelo desenvolvimento global de iluminação da empresa.
“O FlatLight combina qualidade, desempenho e acessibilidade, mostrando que é possível inovar com eficiência e sustentabilidade”, frisa o responsável, em comunicado.
Parceria estratégica
Para reforçar esta evolução, a FORVIA HELLA estabeleceu uma parceria estratégica com a start-up norte-americana BrightView Technologies, especializada em películas óticas avançadas. “Esta colaboração permite o desenvolvimento de soluções mais leves, eficientes e económicas, através do uso de micro e nano óticas”, pode ler-se no mesmo documento.
As novas películas desenvolvidas em conjunto serão integradas em todos os futuros projetos FlatLight, consolidando a aposta da FORVIA HELLA numa mobilidade mais inteligente, sustentável e acessível.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.