A FORVIA HELLA e a NXP Semiconductors anunciaram, durante o CES 2026, em Las Vegas, uma parceria estratégica para o desenvolvimento e industrialização de “radares automóveis de alta resolução, posicionados como uma das tecnologias-chave para a próxima geração de sistemas de condução automatizada”, adianta o grupo.
No centro desta colaboração está a “nova família de sensores ForWave7HD, equipada com até 32 canais de transmissão e receção, concebida para responder às exigências crescentes dos níveis SAE 2+ e 3, onde a precisão, a fiabilidade e a capacidade de deteção de objetos são determinantes para a segurança”, explica a FORVIA HELLA, em comunicado.
Produção em 2028
“Graças à elevada resolução, à arquitetura avançada de antenas e à integração da mais recente tecnologia de semicondutores da NXP, os sensores ForWave7HD permitem detetar até pequenos objetos a distâncias que podem atingir os 400 metros, oferecendo, simultaneamente, um campo de visão alargado e um desempenho otimizado em curto alcance”, afirma.
“Estas características tornam-os essenciais para funções avançadas de assistência ao condutor e para cenários de condução automatizada mais complexos”, destaca a empresa.
A FORVIA HELLA confirmou que o seu “primeiro radar de alta resolução desenvolvido a nível global começará a ser produzido em série a partir de meados de 2028, num projeto destinado a um fabricante premium internacional”.
Refira-se que o volume da encomenda situa-se na ordem das centenas de milhões de euros, sublinhando a “relevância estratégica desta tecnologia para o futuro da mobilidade”, sublinha.
Marco importante
Felix Schmauch, responsável global pelo Product Center de Condução Autónoma da FORVIA HELLA, destaca que esta nomeação para produção em série representa um “marco importante no roteiro de produto da empresa”.
E vai mais longe: “A combinação de mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e industrialização de sensores de radar com a especialização da NXP em semicondutores permite responder, de forma fiável, eficiente e segura, às exigências dos sistemas de condução automatizada de última geração”, afirma.
Do lado da NXP, Meindert van den Beld, vice-presidente sénior e diretor-geral da área de Radar Automóvel e ADAS, sublinha o “papel decisivo dos semicondutores de elevado desempenho na mobilidade do futuro”.
Segundo diz, a “parceria assenta na terceira geração de chipsets de radar imaging da NXP, com destaque para o processador S32R47, que assegura a capacidade de processamento necessária para aplicações avançadas de assistência à condução e para a progressiva automatização dos veículos”.
Responsabilidade global
No âmbito desta colaboração, a “FORVIA HELLA assume a responsabilidade global pelo produto, integrando hardware, software e processos de industrialização, enquanto a NXP fornece os semicondutores responsáveis pela emissão dos sinais de alta frequência e pela receção dos ecos que permitem determinar a posição, a velocidade e a distância dos objetos”, afirma.
“O elevado desempenho destes chips é determinante para garantir a precisão, a robustez e a fiabilidade dos novos radares ForWave7HD”, conclui a mesma fonte.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.