FORVIA HELLA “dá cartas” na área da eletrónica

Nova solução representa uma tecnologia-chave indispensável para níveis mais elevados de condução autónoma por intermédio de uma fonte de alimentação à prova de erros.
Check-up Media FORVIA HELLA ACM

O fornecedor automóvel internacional FORVIA HELLA expandiu a sua posição de líderança na área da eletrónica de controlo inteligente e complexa com outro grande pedido de um cliente.

A empresa foi designada por um fabricante global premium para o desenvolvimento e produção de um “Advanced Control Module” (ACM), que irá entrar em produção em série em 2028.

Além disso, o “Módulo de Distribuição Inteligente de Energia” (iPDM) entrará em produção em série para outro fabricante automóvel de renome em meados deste ano.

O volume total de encomendas para ambos os projetos de clientes atinge mais de mil milhões de euros. A produção de ambo os projetos terá lugar em Timisoara, na Roménia, com Lippstadt, na Alemanha, a servir como principal local de desenvolvimento.

As arquiteturas elétricas/eletrónicas dos veículos estão, atualmente, a sofrer alterações fundamentais. Embora mais de 100 unidades de controlo individuais estejam, hoje, instaladas num veículo, as arquiteturas das viaturas futuras consistirão num número significativamente reduzido de unidades de controlo.

Check-up Media FORVIA HELLA flags
eFuse-ASIC e software inteligente

Os Módulos de Controlo Avançado são uma tecnologia chave indispensável para a realização de níveis médios e mais elevados de condução autónoma (L2+). Esta solução de produto altamente integrada, iConF, foi apresentada pela FORVIA HELLA como estreia mundial no Salão Automóvel de Xangai de 2025.

A empresa é o primeiro fornecedor automóvel do mundo a combinar um fusível eletrónico com o seu ASIC próprio e software de controlo inteligente. Estes eFuses medem o fluxo de corrente e o consumo em tempo real, sendo controlados por software.

O software também gere a distribuição orientada pela procura da energia disponível no veículo. Com base nisto, o fusível eletrónico garante que, mesmo em caso de potencial defeito, sobreaquecimento ou falha (parcial) do sistema, a funcionalidade fundamental dos componentes relevantes para a segurança e funções de condução são mantidos em condições operacionais.

Tal inclui, por exemplo, a operação contínua de radares e outros sensores ou sistemas de travagem e direção eletrónicos. Ao contrário dos fusíveis convencionais, os fusíveis eletrónicos não necessitam de manutenção devido à sua funcionalidade de reversibilidade e não necessitam de ser instalados num local acessível no veículo.

Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional