A FORVIA HELLA recebeu o seu “primeiro grande pedido de sensores de radar de alta resolução, ForWave7HD, encomendados por um fabricante premium global e com produção em série prevista a partir de meados de 2028 na sua rede europeia”, avança a empresa, em comunicado.
Desenvolvido na sede, em Lippstadt, este novo radar “marca um passo decisivo na estratégia da empresa de oferecer um portefólio completo de soluções de deteção para todas as etapas da condução automatizada”, afirma.
Segundo Jörg Weisgerber, membro do Conselho de Administração e responsável pelo negócio global de eletrónica, este contrato “confirma a posição da FORVIA HELLA como fornecedor integral de sensores de radar e reforça o contributo da marca para proporcionar maior segurança rodoviária”, afirma o responsável.
A tecnologia de alta resolução é fundamental para os níveis SAE 2+ e 3, permitindo ao veículo assumir tarefas de condução em cenários específicos, como tráfego intenso ou velocidades até cerca de 100 km/h. Para tal, exige-se uma capacidade de deteção mais rigorosa, maior alcance e uma separação muito mais precisa dos objetos.
400 metros de alcance
“O novo ForWave7HD responde a estas exigências com um alcance que vai até 400 metros, um campo de visão mais amplo e uma resolução angular inferior a 1°, permitindo distinguir objetos muito próximos, como veículos em tráfego denso ou peões em grupo”, explica a empresa.
“Graças ao elevado número de canais de transmissão e receção, o radar deteta, também, pequenos objetos com apenas alguns centímetros, como detritos na estrada ou cones em zonas de obras. Antenas avançadas e tecnologias de chip de última geração garantem desempenho sólido, tanto a curta como a longa distância”, sublinha.
Radares de 24 GHz
Com este avanço, a FORVIA HELLA “aprofunda a sua evolução desde os radares de 24 GHz utilizados em aplicações traseiras até aos sensores de 77 GHz amplamente instalados na dianteira de veículos modernos”, assegura. A marca atingiu, recentemente, a produção do seu sensor de radar número 100 milhões, consolidando a sua experiência industrial neste segmento.
O ForWave7HD passa, também, a integrar a família de produtos ForWave7, que inclui versões adaptadas a diferentes exigências de custo e desempenho, como o ForWave7e, já encomendado por um fornecedor asiático.
“O sistema modular permite configurar sensores com muito mais canais — por exemplo, 32 de transmissão e 32 de receção — ajustando cada solução às necessidades de fabricantes e mercados, desde aplicações mais económicas até funcionalidades de topo”, conclui a empresa.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.