powered by

FORVIA ganha pedido da KTM para dois modelos de “rosto agressivo”

Módulo de LED eficiente, luzes de posição e diurnas com escurecimento automático caracterizam nova “cara” da KTM para dois modelos de expressão “cruel”.
Check-up Media HELLA KTM

A FORVIA continua a impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de faróis para o segmento de desportos motorizados. Desta feita, junto do fabricante austríaco KTM. A empresa desenvolveu, agora, um conceito holístico para um farol de moto que começará a ser produzido em série com os modelos 990 Duke e 1390 Super Duke R, caracterizando a nova “cara” das motos.

“Seja para motos de turismo ou de corrida, a iluminação é um fator importante e não só determina a aparência, como, também, contribui, significativamente, para a segurança. Os requisitos especiais devem ser levados em consideração”, explica.

“Isso ocorre porque as motos têm apenas um espaço de instalação disponível limitado. Além disso, os faróis devem ser capazes de suportar vibrações elevadas e não devem exceder um peso total definido”, sublinha.

O conceito de farol da KTM é baseado no módulo LED HELLA M60. O sistema de lentes especialmente desenvolvido pela FORVIA concentra a luz dos LED e direciona-a precisamente para a área que o motociclista precisa de ver.

“O módulo traz muita luz para a estrada, apesar de seu pequeno tamanho, e oferece, ao mesmo tempo, muitas opções para criar um design personalizado”, afirma Stefan van Dalen, diretor-geral de Soluções de Ciclo de Vida da FORVIA.

Expressão característica

Juntamente com a KTM, os especialistas em design industrial da FORVIA desenvolveram o farol de acordo com as especificações do cliente, a fim de criar um “rosto característico e ainda mais cruel”.

Os faróis de LED para médios e máximos são suspensos e saúdam o condutor com uma leve animação. “São emoldurados por luzes diurnas e elementos de luz de posição. A luz diurna ajusta, automaticamente, a sua intensidade às condições de visibilidade. O farol baixo também liga e desliga de forma automática”, explica a FORVIA.

O lado prático também não é um pormenor. “Mesmo depois de retirar a chave de ignição, a luz permanece acesa durante alguns segundos. Isto permite iluminar o caminho até à porta da frente no escuro, por exemplo. O farol é cerca de 700 gramas mais leve do que o formato de ‘face dividida’ típico da KTM até agora. Tal significa que o dissipador de calor pode ser menor em comparação com os seu antecessor”, sublinha a mesma fonte.

O novo conceito de farol foi industrializado e transferido para dois modelos diferentes de motos. O farol foi desenvolvido na HELLA Fahrzeugteile Áustria e a produção da gama já teve início na fábrica deste país.

Mais sobre a HELLA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Atualidade