A FORVIA, um dos principais fornecedores de tecnologia automóvel do mundo, apresentará, no CES 2023, as suas mais recentes soluções em eletrificação e gestão de energia, condução automatizada e segura, bem, como experiências personalizadas no cockpit digital e sustentável.
“Através dessas tecnologias, a FORVIA ilustrará o seu compromisso de se tornar neutra em carbono em todas as operações e produtos até 2045”, garante a empresa. As principais tecnologias e experiências interativas que serão apresentadas pela FORVIA? Vêm já a seguir…
Eletrificação e gestão de energia
“Flexibilidade da plataforma de powertrain múltiplo de emissão zero com tecnologias capazes de suportar powertrain elétrico de célula de combustível, elétrico movifo a bateria e híbrido. Exibido numa plataforma única de veículo elétrico, demonstra como podemos oferecer suporte a várias arquiteturas futuras de powertrain sem comprometer a qualidade ou o desempenho”, explica a empresa, em comunicado.
“O Stateoftheart Hydrogen Storage System consiste numa estrutura composta prismática inovadora que atinge 40% a mais de capacidade de armazenamento para maior autonomia em comparação com depósitos cilíndricos”, adianta.
E assegura, a propósito: “Como um dos pioneiros da indústria no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de hidrogénio, estamos preparados para fornecer soluções de próxima geração para ajudar os fabricantes a enfrentar os desafios críticos de emissão zero e integração de células de combustível”.
“As tecnologias de gestão térmica e de energia EV de alta tensão incluem o nosso hub de controlo de líquido de refrigeração, carregador integrado de alta densidade, conversor DC/DC de alta tensão e sistemas de gestão de bateria leves e escaláveis projetados para maximizar a eficiência e reduzir tamanho, complexidade e custo”, sublinha a mesma fonte.
Por sua vez, o “Green High Dynamic Range (HDR) desenvolve a nossa tecnologia de plataforma de exibição percetiva pioneira no mercado, permitindo otimização automática de imagem, economia de energia e atualização vitalícia em qualquer tipo de hardware de exibição, tornando-a numa solução ideal para fabricantes de veículos elétricos que procuram sistemas de exibição otimizados para bateria”.
Já o módulo zonal para arquitetura E/E de última geração, “garante energia inteligente e distribuição de dados com a mais elevada segurança do trem de força eletrificado, graças a uma tecnologia eFuse pioneira no mundo, garantindo energia operacional para condução automatizada”, revela.
Condução segura e automatizada
“Condução automatizada com os melhores sensores da categoria, software percetivo e fusão de dados e com componentes eletrónicos operacionais de falha para direção e travagem. Com radar e câmara, as nossas soluções incluem deteção de presença de crianças no interior e monitorização de distração e sonolência do condutor”, esclarece a empresa.
“O escurecimento reativo fará a sua estreia mundial no CES como uma combinação de monitorização de olhar com escurecimento inteligente aplicado no eMirror, que ajudará a reduzir a carga cognitiva, a distração do condutor e a fadiga”, conta.
“Iluminação dinâmica com estilo superior, redução de até 80% no consumo de energia em comparação com as lâmpadas traseiras convencionais e opções de integração digitais e flexíveis configuráveis para necessidades de design específicas do fabricante, incluindo o nosso farol digital de alta definição premiado com inovação CES 2023”, pode ler-se no mesmo documento.
A Deteção de Presença Inteligente “baseia-se no sistema Smart Car Access de banda ultralarga (UWB) da FORVIA, com funcionalidade avançada para deteção de crianças e intrusos”, acrescenta.
Experiências personalizadas no Digital Sustainable Cockpit
Outro destaque? O “Cabin Centerpiece Lumières”, que demonstrá “o nosso altamente versátil design de cockpit ‘Third Place’. Oferece uma experiência de mobilidade inovadora e personalizada entre os assentos dianteiros e traseiros, que cria um ambiente ‘em casa’, através de assentos reconfiguráveis e uma estante integrada, lâmpada de leitura e encostos de cabeça com som individualizado”, revela.
“A peça central do habitáculo atinge 45% de redução de emissões de CO2 através de arquiteturas leves, materiais sustentáveis e eletrónicos com otimização de energia. Apresenta as estreias mundiais de soluções inovadoras de iluminação externa, Interface Humana-Máquina (HMI) intuitiva baseada no olhar em vários monitores de condução e integração de travagem por fio”, salienta a mesma fonte, em comunicado.
“O CES é o palco ideal para apresentarmos o nosso grupo, transformado, pronto para uma forte criação de valor e capitalização das tendências de crescimento automóvel em eletrificação, condução autónoma e personalização do cockpit”, afirma Patrick Koller, CEO da Faurecia.
“O grupo está a implementar novas arquiteturas e materiais nas próximas gerações de produtos, ao mesmo tempo que ajuda os nossos fabricantes parceiros a atingirem as suas metas emissões líquidas zero. As nossas exibições de inovação mostram as tecnologias complementares da Faurecia e da HELLA dentro do nosso portefólio diversificado e equilibrado, enfatizando a nossa visão para uma mobilidade futura sustentável que importa para as pessoas””, afirma.
Mais sobre a HELLA aqui.