Incrementar a produtividade e otimizar os recursos. Qual a empresa do setor industrial que se possa dar ao luxo de negligenciar estas vantagens? Nesse sentido, a formação MTM da Bosch tem uma palavra a dizer.
“A Bosch Industry Consulting, que presta serviços de consultoria e execução de projetos para a indústria em Portugal, passa a disponibilizar no seu portefólio de serviços uma formação especializada em MTM – Medida de Tempo do Método (Methods Time Measurement, na sua sigla em inglês) -, uma metodologia que estuda os movimentos e determina o tempo necessário para a sua execução, baseado num conjunto de tempos pré-determinado universal”, diz a empresa, em comunicado.
“Com a aplicação desta metodologia, a Bosch garante aos seus clientes ganhos de produtividade até 35%. No entanto, quando implementada em paralelo com as soluções para melhoria no sistema de produção e digitalização dos processos de produção e logística, os ganhos de produtividade e eficiência podem chegar aos 60%. Para isso, a Bosch Industry Consulting conta com a experiência e know-how do único formador certificado pela MTM Association e.V. no país”, acrescenta.
O método MTM é aplicável em qualquer tipo de atividade e em todos os setores da indústria, em tarefas de produção em massa e em pequenas séries, desde que sejam, maioritariamente, influenciáveis, ou seja, tarefas que dependam do ser humano para serem executadas.
“Esta formação é uma excelente forma de consolidar e disseminar os ganhos de produtividade dos nossos serviços de consultoria às empresas que estejam a desenvolver planos de investimento, reorganização, relocalização e digitalização”, conta Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting em Portugal e Espanha.
A formação MTM foca-se, inicialmente, na aprendizagem da observação de operações industriais (“aprender a ver”), seguindo-se a aquisição de competências por parte dos formandos e da própria organização, de forma a permitir uma adequada análise e desenho de uma operação, de uma ferramenta manual, de um posto de trabalho ou de uma linha de produção.
Durante toda a formação, é medido e acompanhado o impacto do método de trabalho nos indicadores de melhoria dos processos, tipicamente eficiência e produtividade. O desenho de sistemas de trabalho, de acordo com a metodologia MTM, é realizado em torno do colaborador, tal como explica Rui Silva, gestor de projetos da Bosch Industry Consulting.
“Garantir um trabalho eficiente através da criação de condições ergonómicas é um dos objetivos primordiais destas ferramentas MTM. Assim sendo, a sua integração numa fase inicial de desenvolvimento de produtos e processos é um dos elementos-chave para prevenir erros e antever dificuldades do ponto de vista das condições ergonómicas e maximizar a eficiência, a produtividade e garantir a qualidade dos produtos”, diz.
As formações MTM da Bosch Industry Consulting têm a duração de 40 horas e estão pensadas para serem ministradas para até 10 formandos em simultâneo. Tratando-se de um método universal, esta formação permite a criação e introdução de standards de excelência para empresas com operações em distintas zonas do globo. A participação na formação requer que o formado tenha feito previamente a MTM e-learning, formação disponibilizada pela MTM Association.
Mais sobre a Bosch aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade