powered by

“Financiamento especializado iniciou retoma em 2021”, garante ALF

Asssociação dá conta da retoma parcial do financiamento especializado em 2021. E adianta que apoio às empresas superou os 37 milhões de euros.

O financiamento especializado iniciou em 2021 a retoma para valores próximos do período pré-pandemia, apontam os dados agora revelados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), relativos ao desempenho anual dos três setores que representa.

Apesar dos fortes constrangimentos económicos no início do ano passado, com o primeiro trimestre marcado, quase na íntegra, por um confinamento geral, a resposta firme dos associados da ALF permitiu acelerar o apoio às empresas e ao PIB português, comparando com os montantes de 2020. Em alguns indicadores, foi mesmo possível recuperar para valores verificados em 2019.

Nota para o trabalho dos associados da ALF na canalização deste instrumento de apoio às empresas, o qual, já depois de ter suportado o forte impacto da pandemia de covid-19 em 2020, com uma descida abaixo da queda do PIB (-6,9% para o factoring, enquanto a economia portuguesa recuou 7,6% nesse ano), possibilitou, ao longo de 2021, um apoio acrescido de três mil milhões de euros às empresas, comparando com 2020.

No renting, setor do aluguer operacional de frotas que dinamiza todos os aspetos da mobilidade automóvel, os dados agora revelados pela ALF comprovam as dificuldades vividas no setor automóvel global, que foi ainda afetado pela falta de semicondutores verificada ao longo do segundo semestre de 2021.

O setor registou um recuo de 9,5% no número de viaturas ligeiras adquiridas, para as 24.541 unidades, comparativamente a 2020 (e ainda aquém das 37.402 viaturas de 2019), embora o valor dos novos contratos tenha aumentado 2,7%, para os 572,3 milhões de euros.

Neste balanço, os veículos comerciais foram os mais afetados, recuando para 4.156 unidades, enquanto as viaturas de passageiros somaram 20.385 unidades.

Relativamente ao total da frota gerida pelo renting, o número de veículos em circulação no final de 2021 somava 120 mil unidades, mais 1,1% do que os 118.800 veículos ligeiros registados em 2020, embora ainda ligeiramente abaixo da frota de 121.800 de 2019”, adianta a ALF, em comunicado.

“Este crescimento resultou do prolongamento de contratos existentes e do recurso generalizado ao renting de veículos usados, que foram importantes soluções para apoiar os clientes neste período, contribuindo, de forma relevante, para a sustentação da frota e para contrariar a redução na contratação de viaturas novas”, acrescenta a nota de imprensa enviada ao Check-up.

Check-up Media ALF Luís Augusto

“Ao nível do valor contabilístico das viaturas em frota, registou-se um aumento de 1,9%, para 1,94 mil milhões de euros. No setor do leasing, os dados da ALF apresentam um crescimento na produção. para um total de 2,5 mil milhões de euros, mais 5% do que em 2020”, pode ler-se no mesmo documento.

Para o presidente da ALF, Luís Augusto, “a recuperação de alguns indicadores para níveis de 2019 e a melhoria generalizada relativamente a 2020 comprovam o empenho do financiamento especializado no apoio à formação do PIB português e na renovação dos ativos das empresas”.

O porta-voz da associação considera que “perante os desafios que se avizinham, designadamente a possibilidade da subida das taxas de juros e o peso da energia nos orçamentos das empresas, os associados da ALF estão disponíveis para continuar a prestar o seu apoio à economia”.

E vai mais longe: “O mercado automóvel também enfrenta desafios específicos, que já no ano passado foram responsáveis por parte da quebra na produção de renting e leasing”.

A concluir, Luís Augusto afirma que “a renovação da frota automóvel é uma resposta urgente às alterações climáticas, pelo que esperamos que sejam superados os problemas nas cadeias de produção, para que o financiamento especializado possa reforçar ainda mais a sua participação nos objetivos climáticos para a década”.

Mais sobre a ALF aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.Soc. Coercial C. SantosSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150Blueprint

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Pneus

Ligeiros