Fersa revela projeto de rolamentos para veículos elétricos

Os rolamentos inteligentes com comportamento ativo são fruto da colaboração entre o Grupo Fersa e o centro de tecnologia ITAINNOVA.

Ao abrigo do concurso de subsídios para a realização de projetos empresariais na comunidade de Aragão, Espanha, relacionados com o desenvolvimento do veículo elétrico, aprovado por despacho de 13 de maio de 2019, foi lançado o projeto de I&D, denominado eBearings Bearings, concluído através de uma colaboração entre o Grupo Fersa e o centro de tecnologia ITAINNOVA.

O projeto foi desenvolvido durante 2019, 2020 e 2021, tendo recebido financiamento por parte do Departamento de Economia, Planeamento e Emprego de Aragão, que tem sido a chave para atingir os objetivos estabelecidos.

O objetivo técnico-científico do projeto eBearings tem como objetivo desenvolver uma nova gama de rolamentos para veículos de propulsão elétrica, bem como a modernização e digitalização dos processos produtivos e logísticos da Fersa, necessários para o lançamento adequado do fabrico desses componentes.

O projeto visa o desenvolvimento de novos projetos e a utilização de materiais alternativos ao aço, bem como a investigação de novos conceitos mecatrónicos, como sensorização incluída e eletrónica de bordo, processamento de sinais, protocolos de comunicação e captação de energia, entre outros, que podem ser incorporados nos rolamentos para lhes fornecer alguma inteligência e comportamento ativo durante a operação.

Mais sobre a Fersa aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Wolf

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade