A multinacional espanhola FERSA iniciou uma transformação estratégica alinhada com os objetivos traçados para os próximos anos. “Esta transformação inclui uma expansão das suas capacidades globais e um processo de renovação da identidade corporativa”, avança.
Especializada na conceção, fabrico e distribuição de rolamentos de elevado desempenho e componentes eletromecânicos, a FERSA iniciou uma “transformação estratégica que envolve uma expansão substancial das suas capacidades globais e uma renovação da sua identidade corporativa, que terá lugar ao longo dos próximos meses”, explica a empresa, em comunicado.
Presença na China
Com a chegada de Rafael Paniagua como novo CEO da empresa, em janeiro passado, iniciou-se este processo de transformação, com o objetivo de manter e potencializar o crescimento exponencial que a FERSA tem experimentado nos últimos anos.
“Para conseguir isso, a empresa investiu na abertura de novas linhas de produção na China e na Índia para dar resposta à crescente procura que enfrenta. Especificamente, em Jiaxing, onde a FERSA já opera uma das suas seis fábricas no mundo, uma nova unidade entrará em operação até final do ano”, pode ler-se no mesmo documento.
“Este centro duplicará a capacidade da fábrica atual, elevando o complexo a um total de 30.000 m² de capacidade, incluindo fábrica, escritórios, armazém logístico e laboratórios de Investigação & Desenvolvimento e qualidade”, sublinha.
A este propósito, o COO da empresa, Pedro Pablo Andreu, acredita que “as novas fábricas na China e na Índia são fundamentais para o crescimento da FERSA” e garantiu que “as modernas instalações aumentarão a capacidade de produção e ajudarão a dar resposta à crescente procura dos clientes em todo o mundo”.
Novos horizontes, nova imagem
“Outro resultado notável desta transformação é a integração das suas principais marcas comerciais sob a égide corporativa, continuando o foco de cada marca em setores de negócios específicos para oferecer um serviço mais personalizado e especializado de cada marca comercial”, explica a FERSA.
“Portanto”, acrescenta, “para alinhar as capacidades expandidas do grupo com a direção estratégica que a empresa pretende seguir, a marca mãe do Grupo, FERSA fundiu-se com as suas três principais marcas comerciais, Fersa Bearings, NKE Bearings e PFI Bearings”.
Com isso, a marca espanhola Fersa Bearings passará a se chamar FERSA e liderará a divisão automóvel do grupo, especializada em soluções de rolamentos para veículos pesados. Por outro lado, a marca norte-americana PFI Bearings passará a chamar-se PFI FERSA e fará parte, também, da divisão automóvel, especializada em soluções de rolamentos de elevado desempenho para modelos elétricos.
Por último, a austríaca NKE Bearings será conhecida como NKE FERSA e concentrará as suas competências em soluções avançadas de rolamentos para os setores industrial, eólico e ferroviário.
Otimizar serviços
A nova identidade corporativa será implementada progressivamente em fases, a partir de agosto de 2024 com a atualização da presença digital da FERSA.
Na segunda fase, de setembro a dezembro de 2024, a imagem será renovada em feiras, campanhas comerciais, campanhas de branding e comunicação. Por fim, em 2025 e 2026, serão introduzidas novas atualizações, como as embalagens dos produtos.
“Estamos entusiasmados com esta nova etapa da FERSA. Esta integração e mudança de imagem aumentarão a nossa eficiência e melhorarão os nossos serviços”, afirma o CEO da multinacional, Rafael Paniagua, que espera alcançar um “futuro ainda mais brilhante” para a empresa com estas mudanças.
Mais sobre a FERSA aqui.