“Com os olhos postos na inovação e no futuro, o bilstein group inicia, em Portugal, por esta altura, a construção do seu novo AutoStore, sistema automatizado utilizado em centros de distribuição e armazéns, projetado para maximizar a utilização do espaço e aumentar a eficiência das operações de armazenamento e picking de mercadorias”, adianta o comunicado.
“Este sistema é composto por uma estrutura modular de ‘células’ (ou cubos) onde os produtos são armazenados de forma compacta. No interior dessa estrutura, existem robots móveis que se movimentam sobre a parte superior das ‘células’ para recolher e entregar as mercadorias de forma eficiente”, acrescenta.
Segundo revela o bilstein group, “a construção do AutoStore iniciou-se em 2024, com a remoção de vários corredores de racks, disponibilizando cerca de 650 m2 para a futura implementação do AutoStore”.
E vai mais longe: “De acordo com o planeamento, a construção estará concluída entre março e abril de 2025, momento em que começará a operação de colocação das primeiras caixas no interior da estrutura e a introdução e a colocação dos 20 robots em funcionamento. Prevê-se que, no futuro, sejam introduzidas cerca de 40 mil peças, no total, dentro do AutoStore”.
![Check-up Media bilstein group AutoStore 2](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_bilstein_group_autostore_2.jpg)
Construção Smartlog Group
“Implementar o AutoStore foi uma decisão estratégica, tomada há algum tempo, e que tem como principal objetivo a melhoria do serviço ao cliente e da eficiência da nossa operação em Portugal, algo que está sempre no topo das nossas prioridades, do ponto de vista estratégico e comercial”, começa por explicar Joaquim Candeias, managing director do bilstein group.
“Sem dúvida que este será um marco relevante para nós e para o mercado em 2025, trazendo uma solução inovadora e onde será evidente a melhoria de processos logísticos, o aumento de produtividade e a redução de custos operacionais”, reforça.
Já Tala N’Djai, distribution centre manager do bilstein group, realça, por seu turno, que “o AutoStore vai permitir-nos uma gestão mais otimizada do stock disponível, além de uma economia de espaço assinalável, aspetos que vão conduzir ao aumento da eficiência nas nossas operações logísticas”.
A construção do AutoStore está a cargo da Smartlog Group, empresa diversificada que fornece soluções logísticas inovadoras para permitir que as organizações continuem a otimizar os seus processos e se adaptem às necessidades futuras. O AutoStore estará em pleno funcionamento no segundo semestre de 2025.
Mais sobre o bilstein group aqui.