“Depois de meses de preparação e semanas de construção, o AutoStore está, finalmente, implantado nas instalações do bilstein group em Portugal. Com 650 m2 de área, esta solução permite a otimização de processos logísticos, uma melhor gestão do stock disponível e ainda uma economia assinalável de espaço”, começa por dar conta o comunicado.
“Através de um plano bem definido e do envolvimento de diferentes equipas, foi possível o cumprimento de todos os prazos estipulados. A implementação do AutoStore decorreu de acordo com o que fo,i inicialmente, projetado”, acrescenta.
Segundo refere a Ferdinand Bilstein Portugal, “ainda assim, não deixou (nem deixa) de ser um projeto ambicioso e desafiante, que apresentou particularidades complexas às equipas nas últimas semanas, ultrapassadas através de uma excelente capacidade de organização de todos os elementos. No entanto, um dos pontos mais importantes era garantir que o serviço ao cliente não fosse, minimamente, afetado. Objetivo que foi cumprido a 100%”.
Aumento de produtividade
No mesmo documento, pode ler-se: “Desde o início de maio que o AutoStore se encontra em funcionamento. E ainda que não esteja em pleno, é possível, neste momento, indicar que já se sentem efeitos positivos ao nível da produtividade, apresentando esta um aumento de 30%”.
E vai mais longe: “A separação de peças é mais eficiente porque são armazenadas mais perto das zonas de separação, reduzindo, significativamente, as distâncias que os operadores do armazém precisam de percorrer”.
A utilização do espaço do armazém também melhorou consideravelmente, uma vez que pode, agora, ser armazenado um maior número de peças em menos espaço.
“Do ponto de vista estratégico, o sistema AutoStore oferece vantagens competitivas decisivas: graças a um desempenho, significativamente, superior, a empresa consegue responder, de forma mais célere, às necessidades do mercado e oferecer aos clientes um serviço muito mais eficiente. O sistema tem ainda impacto sobre a flexibilidade e a adaptabilidade dos processos logísticos”, explica a empresa, em comunicado.
Imbatíveis em equipa
De acordo com a Ferdinand Bilstein Portugal, “com a introdução do AutoStore, conseguimos, também, uma notoriedade especial, uma vez que somos, atualmente, a única empresa do aftermarket no nosso país a operar com um sistema deste tipo, lançando as bases para uma realidade logística renovada e mais eficiente”.
E conclui: “Por fim, importa mencionar que o Autostore foi crescendo à medida que a equipa do bilstein group se dedicava, de corpo e alma, para que, hoje, o projeto esteja, finalmente, concluído e possamos dizer, uma vez mais, em alto e bom som: ‘Fortes Individualmente, Imbatíveis em Equipa’”.
Mais sobre o bilstein group aqui.