powered by

Falken estuda controlo remoto da pressão dos pneus para veículos autónomos

Através da empresa-mãe, a Falken está a testar soluções de gestão remota da pressão e da temperatura dos seus pneus, com vista ao reforço da segurança dos veículos autónomos.

A pensar no futuro próximo (e autónomo) dos automóveis, a empresa-mãe da Falken, Sumitomo Rubber Industries (SRI), começou a realizar os testes de conceito da sua nova solução de gestão dos pneus, que permite o controlo remoto da pressão e da temperatura. Passo que é, de resto, crucial para o funcionamento e para garantir maior segurança dos veículos autónomos.

A solução testada pela Falken possibilita comprovar, através da “nuvem”, os dados recolhidos pelo sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) do veículo.

Sem condutor na cabina para supervisionar, em qualquer momento, o estado do veículo, o sistema contribui para garantir que a pressão dos pneus se mantenha em níveis seguros e otimizados para economizar combustível, ajudando ainda a ter uma correta manutenção de previsão para evitar furos e outros eventuais problemas.

Segurança e tranquilidade

Para a realização dos testes foram selecionados 530 veículos, no Japão, para avaliar a eficácia da solução da SRI para promover uma condução mais segura e reduzir a manutenção. O objetivo passa por estabelecer um modelo de negócio que ajude a melhorar a segurança e a economia na condução. Os testes da Falken também avaliarão a qualidade geral e a conveniência do serviço graças aos comentários dos utilizadores.

A pressão insuficiente é uma causa comum de furos e de pneus achatados. Também provoca uma diminuição na eficiência energética e no desempenho da condução”, explicou Bernd Löwenhaupt, managing director da Sumitomo Rubber Europe GmbH.

E frisou: “Por isso, manter a pressão ótima dos pneus é bastante importante. Porém, à medida que a mobilidade se torna cada vez mais autónoma, vai haver uma maior necessidade de serviços que não precisem de manutenção. Ao permitir o controlo remoto da pressão dos pneus, o novo serviço da SRI proporcionará maior segurança e tranquilidade na era da condução autónoma”.

Os testes serão realizados pela SRI em colaboração com vários parceiros do Japão, incluindo a Shin-Idemitsu e as suas filiais, IDEX Auto Japan e Budget, que comercializam serviços de leasing e aluguer de veículos.

“A pressão insuficiente é uma causa comum de furos e de pneus achatados. Também provoca uma diminuição na eficiência energética e no desempenho da condução”

Bernd Löwenhaupt
Managing Director da Sumitomo Rubber Europe GmbH

A solução de gestão da pressão dos pneus é uma das tecnologias que a SRI está a desenvolver como resposta à transformação CASE (Ligada, Autónoma, Partilhada, Elétrica, nas suas siglas em inglês) na indústria automóvel. A SRI deu a conhecer, recentemente, o seu Smart Tire Concept, um avançado conjunto de tecnologias e serviços de pneus para satisfazer melhor as necessidades da mobilidade futura.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
GT_Team_Pneus_banner

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura