No passado dia 14 de janeiro de 2025, o Fórum Económico Mundial (WEF) anunciou o último lote de “fábricas-farol” globais. E a unidade da Valeo em Shenzhen teve a “honra” de tornar-se numa das “fábricas-farol” pela excelência em produção, graças ao seu excelente desempenho no campo dos processos inteligentes e digitalização.
“Lançada em 2018, a Global Lighthouse Network reúne e celebra o sucesso das principais instalações industriais do mundo que alcançaram um desempenho excecional em produtividade, flexibilidade da cadeia de abastecimento, atendimento ao cliente, sustentabilidade e talento”, avança a Valeo, em comunicado.
“Esta comunidade global de inovadores influentes, que implementa mais de 1.000 soluções em vários setores, inclui 189 locais, 25 dos quais são faróis de sustentabilidade. A rede abrange, agora, mais de 30 países e 35 setores”, sublinha a empresa.
20 anos a crescer
A fábrica da Valeo em Shenzhen foi construída em 2005 e, após quase 20 anos de rápido desenvolvimento, tornou-se, agora, num dos maiores locais de produção e centros de Pesquisa & Desenvolvimento eletrónicos para a Divisão “Valeo Brain”.
Os seus produtos incluem vários tipos de sensores, como câmaras, radares e outros componentes importantes na área de condução inteligente, como controladores de domínio. Também inclui produtos na área de cockpit inteligente, como DMS, UWB, AR-HUD e Módulos de Comunicação Remota.
Bem como em produtos de eletrificação, como conversor DC/DC, módulo de carregamento, módulo de controlo de iluminação, módulo de controlo de limpador de para-brisa e módulo de controlo de compressor elétrico.
“A fim de garantir melhor a qualidade do produto, entrega flexível e custos ideais, a fábrica da Valeo em Shenzhen integrou as tecnologias de ponta da Quarta Revolução Industrial (4IR) no fabrico e implementou 42 projetos 4IR para criar um cenário completo, transparente, eficiente e fábrica inteligente habilitada para Inteligência Artificial (IA)”, revela a mesma fonte.
Esses projetos incluem soluções de IA e 14 algoritmos avançados, como solução de problemas de IA generativa GenAI e workshop totalmente automatizado de “luzes apagadas”.
A aplicação desses projetos inovadores “reduziu, significativamente, a taxa de defeitos de produtos acabados com câmaras frontais inteligentes, o prazo de entrega em 34,5% e aumentou a produtividade em 60,2%, diminuindo o consumo de energia da unidade em 27,1%, ao mesmo tempo que garantiu uma produção superior com alta qualidade, elevada eficiência e baixo custo”, explica.
Unidades sustentáveis
Em termos de desenvolvimento sustentável, a fábrica da Valeo em Shenzhen também adota uma gestão inteligente de energia, construindo uma plataforma integrada de tomada de decisões energéticas para monitorizar a energia e analisar dados sobre equipamentos e instalações para auxiliar nas decisões de poupança de energia e redução de consumo.
“O sistema HVAC realiza previsões futuras de carga fria, através de um grande modelo de IA e análise de dados relacionados, ajustando, automaticamente, as configurações dos parâmetros de refrigeração relacionados para atingir a meta de menor consumo de energia, reduzindo, significativamente, o impacto no ambiente”, esclarece a Valeo.
Kiva Allgood, diretor do Centro de Fabrico Avançado e Cadeias de Fornecimento do Fórum Económico Mundial explica: “De torres de controlo orientadas por IA a fluxos de trabalho de código zero, os Lighthouses exemplificam a inovação sustentável, estabelecendo referências que milhões podem seguir para impulsionar mudanças transformacionais em todo o ecossistema”.
Zhou Song, presidente da Valeo China, por sua vez, acrescenta: “Como fornecedor líder global de tecnologia para mobilidade, a Valeo presta grande atenção à transformação para o fabrico inteligente e a digitalização”.
E vai mais longe: “Através da aplicação de automação, IoT industrial, IA e outras tecnologias de ponta da quarta revolução industrial, continuamos a melhorar a produção e o desenvolvimento sustentável, bem como a realizar a atualização inteligente através da inovação. No futuro, a fábrica de Shenzhen será um modelo de ‘fábrica farol’ e promoverá a experiência dentro do Grupo Valeo”.
Mais sobre a Valeo aqui.