Ratos-de-água, anfíbios, texugo e aves de rapina reprodutoras podem não ser o que se esperava ver num grande centro industrial. Mas todos estes animais e mais alguns podem ser, agora, encontrados na fábrica da Nissan em Sunderland, na sequência de um projeto de restauração de vida selvagem destinado a aumentar a biodiversidade.
Andy Barker, diretor de engenharia da unidade fabril, afirmou que o projeto de restauração de vida selvagem transformou uma área de pântano desabitada num habitat próspero para a vida selvagem.
“Somos apaixonados pela sustentabilidade e, por isso, é fantástico poder criar uma área para a vida selvagem prosperar. Realizámos a reflorestação perto do local onde construímos o nosso primeiro parque eólico, há quase 20 anos, e perto do nosso segundo parque solar, pelo que esta parte da central tem sido o foco do nosso esforço de sustentabilidade”, disse.
“É fantástico continuar esta viagem e ficámos surpreendidos com a rapidez e o número de animais que se instalaram”, acrescentou o responsável, em comunicado.
O projeto de restauração de vida selvagem foi realizado pela equipa de engenharia da fábrica, em parceira com o promotor do parque solar Atrato Partners Ltd., tendo demorado pouco mais de um sano a ficar concluído.
Projeto EV36Zero
Como parte do projeto, as equipas removeram arbustos invasores e revitalizaram o habitat, tendo, também, construído um abrigo para observação. Os animais observados na zona até agora incluem corujas, várias espécies de morcegos e aves, incluindo gaivotas, abutres e peneireiros, bem como texugos, veados e tritões de crista.
Começou, também, a desenvolver-se uma grande variedade de flora na zona, incluindo orquídeas erva-abelha, trevo branco, Primula Veris e tremoço de jardim. “O segundo projeto de parque solar permitiu-nos transformar o pântano existente, acrescentando-lhe mais um lago e um novo prado. Tratava-se de adotar uma abordagem holística que incluía a diversidade ecológica, bem como a energia renovável”, explicou Andy Barker.
Com os seus parques eólicos e solares, a fábrica da Nissan em Sunderland pode, agora, gerar 20% da eletricidade da unidade a partir de fontes renováveis. O projeto EV36Zero da Nissan transformará a fábrica de Sunderland num centro emblemático de EV, reunindo veículos elétricos, energia renovável e produção de baterias.
De acordo com a sua estratégia global Ambition 2030, a Nissan pretende tornar-se numa empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.
A visão apoia o objetivo da Nissan de ser neutra em termos de carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050.
Mais sobre a Nissan aqui.